Logo
Regional

Sarrajão, o peixe que o Politécnico de Viana do Castelo leva às cantinas escolares pode chegar a todo o país

21 Maio, 2024 | 12:10
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Blue Project permitiu a transformação de um peixe pouco conhecido num petisco aprovado pelos mais pequenos. Assim o Sarrajão, muito similar ao Atum e bastante abundante na costa portuguesa, é hoje um caso sério de sucesso entre os alunos do ensino básico graças ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo que juntamente com outras entidades ajudou à transformação deste peixe. Os promotores do Blue Project querem agora replicar o projeto a nível nacional.

Com sabor similar ao atum, altamente nutritivo e economicamente mais acessível, o Sarrajão passou no teste do palato apurado de cerca de 250 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Um peixe pouco conhecido da grande maioria das pessoas, mas que ganha agora uma nova utilidade.

No Dia Europeu do Mar, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou o Blue Project, projeto que nasceu com o propósito de promover o consumo do pescado local, de assegurar quotas de captura, de incentivar o reaproveitamento excedente da costa portuguesa e de reduzir o desperdício alimentar.

Trata-se de um projeto no qual participou o Politécnico de Viana do Castelo, financiado desde 2022 pelo EEA Grants, com base numa candidatura apresentada ao Programa Crescimento Azul.

O consórcio do projeto é assegurado por entidades com competências complementares para a geração de conhecimento científico e tecnológico, como a Universidade do Minho, a Guimarpeixe, promotora do projeto, a Tintex, que, na área têxtil, trabalha no aproveitamento de resíduos no fabrico de materiais têxteis, a Associação Empresarial de Portugal, a Visual Thinking e a Matis, organismo público da Islândia que apoia o projeto com contributos na área da segurança alimentar e saúde pública.

“Com a realização e o desenrolar deste projeto foi possível promover escolhas alimentares saudáveis e ambientalmente conscientes; criar sinergias que fomentassem o consumo de produtos locais e sazonais; contribuir para uma economia colaborativa e de consumo sustentável, tendo por base o contexto das cantinas escolares do concelho de Esposende e com potencial de replicação, nomeadamente no contexto educativo das famílias; reduzir o desperdiço alimentar; implementar ações de sensibilização e educação para a sustentabilidade alimentar. O Sarrajão (Sarda sarda) é uma das espécies de peixe que necessita de ser mais conhecida e consumida pela população”, descreve Joana Solinho, bolseira de investigação no Blue Project e licenciada em Ciência e Tecnologia Alimentar e com mestrado em Engenharia Alimentar, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.

Joana Solinho descreve, ainda, o lado pioneiro do projeto: “Ao integrar o peixe nas ementas escolares e ao inovar através do aproveitamento das suas sobras, o Blue Project pretendeu ser a primeira iniciativa que sustenta os princípios da Economia Azul com um impacto social subjacente e que se destina a gerir, de forma consciente, todas as atividades de pesca local, com vista a salvaguardar a utilização deste recurso natural, tirando partido de forma sustentável de uma espécie abundante, mas não utilizada, e implementando uma literacia do oceano, capaz de incluir e atingir diferentes sectores e a sociedade em geral, aproximando as escolas, em particular, e a população em geral, do mar.”

Além de Joana Solinho, o IPVC está presente neste projeto com Rita Pinheiro, subdiretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), Sofia Machado, estudante do curso de licenciatura em Engenharia Alimentar, e Ana Gonçalves, estudante do mestrado em Engenharia Alimentar.

A prova “às cegas” dos mais pequenos deixa os promotores do Blue Project com ambição de o replicar a nível nacional.

 

Fotografia

Autor: Vasco Ferreira
Direitos de autor: Vasco Ferreira

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 12 Novembro, 2025

Programa da PSP reforça segurança de pessoas vulneráveis na via pública

O Programa “Estou Aqui Adultos”, promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), destina-se a pessoas que, devido à idade ou a uma patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, mesmo que de forma momentânea.

Regional 11 Novembro, 2025

Camarinhas da Mata do Camarido reforçadas com plantação de milhares de plantas

A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).

Regional 11 Novembro, 2025

Jovens de Viana do Castelo criam jogos inovadores na grande final do Games Hackathon

Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.

Regional 11 Novembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém 13 pessoas e regista centenas de infrações

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.

Internacional 11 Novembro, 2025

Luís Nobre tranquilo com segurança dos autocarros Yutong em Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.

Cultura 11 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe 9.ª edição do Festival de Teatro com programação nacional e internacional

Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.

Internacional 11 Novembro, 2025

Chineses garantem segurança dos dados e negam controlo remoto dos autocarros

O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.