Logo
Regional

Sarrajão, o peixe que o Politécnico de Viana do Castelo leva às cantinas escolares pode chegar a todo o país

21 Maio, 2024 | 12:10
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Blue Project permitiu a transformação de um peixe pouco conhecido num petisco aprovado pelos mais pequenos. Assim o Sarrajão, muito similar ao Atum e bastante abundante na costa portuguesa, é hoje um caso sério de sucesso entre os alunos do ensino básico graças ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo que juntamente com outras entidades ajudou à transformação deste peixe. Os promotores do Blue Project querem agora replicar o projeto a nível nacional.

Com sabor similar ao atum, altamente nutritivo e economicamente mais acessível, o Sarrajão passou no teste do palato apurado de cerca de 250 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Um peixe pouco conhecido da grande maioria das pessoas, mas que ganha agora uma nova utilidade.

No Dia Europeu do Mar, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou o Blue Project, projeto que nasceu com o propósito de promover o consumo do pescado local, de assegurar quotas de captura, de incentivar o reaproveitamento excedente da costa portuguesa e de reduzir o desperdício alimentar.

Trata-se de um projeto no qual participou o Politécnico de Viana do Castelo, financiado desde 2022 pelo EEA Grants, com base numa candidatura apresentada ao Programa Crescimento Azul.

O consórcio do projeto é assegurado por entidades com competências complementares para a geração de conhecimento científico e tecnológico, como a Universidade do Minho, a Guimarpeixe, promotora do projeto, a Tintex, que, na área têxtil, trabalha no aproveitamento de resíduos no fabrico de materiais têxteis, a Associação Empresarial de Portugal, a Visual Thinking e a Matis, organismo público da Islândia que apoia o projeto com contributos na área da segurança alimentar e saúde pública.

“Com a realização e o desenrolar deste projeto foi possível promover escolhas alimentares saudáveis e ambientalmente conscientes; criar sinergias que fomentassem o consumo de produtos locais e sazonais; contribuir para uma economia colaborativa e de consumo sustentável, tendo por base o contexto das cantinas escolares do concelho de Esposende e com potencial de replicação, nomeadamente no contexto educativo das famílias; reduzir o desperdiço alimentar; implementar ações de sensibilização e educação para a sustentabilidade alimentar. O Sarrajão (Sarda sarda) é uma das espécies de peixe que necessita de ser mais conhecida e consumida pela população”, descreve Joana Solinho, bolseira de investigação no Blue Project e licenciada em Ciência e Tecnologia Alimentar e com mestrado em Engenharia Alimentar, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.

Joana Solinho descreve, ainda, o lado pioneiro do projeto: “Ao integrar o peixe nas ementas escolares e ao inovar através do aproveitamento das suas sobras, o Blue Project pretendeu ser a primeira iniciativa que sustenta os princípios da Economia Azul com um impacto social subjacente e que se destina a gerir, de forma consciente, todas as atividades de pesca local, com vista a salvaguardar a utilização deste recurso natural, tirando partido de forma sustentável de uma espécie abundante, mas não utilizada, e implementando uma literacia do oceano, capaz de incluir e atingir diferentes sectores e a sociedade em geral, aproximando as escolas, em particular, e a população em geral, do mar.”

Além de Joana Solinho, o IPVC está presente neste projeto com Rita Pinheiro, subdiretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), Sofia Machado, estudante do curso de licenciatura em Engenharia Alimentar, e Ana Gonçalves, estudante do mestrado em Engenharia Alimentar.

A prova “às cegas” dos mais pequenos deixa os promotores do Blue Project com ambição de o replicar a nível nacional.

 

Fotografia

Autor: Vasco Ferreira
Direitos de autor: Vasco Ferreira

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.