Logo
Regional

Sapadores Florestais ao serviço do Município de Caminha tem desenvolvido “atividade intensa”

20 Junho, 2023 | 10:44
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A equipa de Sapadores Florestais ao serviço do Município de Caminha tem desenvolvido uma atividade intensa, cobrindo dezenas de hectares, por todo o concelho. Neste momento, a equipa está a trabalhar na freguesia de Seixas, tendo já realizado várias ações de limpeza da zona de monte, com objetivo preventivo e de proteção do aglomerado populacional. 

A atividade em curso em Seixas ocorre num quadro idêntico aos que têm sido desenvolvidos noutras freguesias. Em causa está uma área considerável. Trata-se de ações fundamentais sempre, mas que assumem ainda mais relevância antes do verão e numa altura em que as temperaturas são já elevadas. O Presidente da Câmara esteve há dias na freguesia, acompanhando o trabalho ali realizado.   

Refira-se que durante o ano de 2023, e até à presente data a equipa de Sapadores Florestais 25-111 ao serviço do Município no âmbito do protocolo estabelecido com a Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho efetuou trabalhos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios em diversas freguesias de concelho.

No contexto dos trabalhos definidos pelo Gabinete Técnico Florestal, a equipa de Sapadores Florestais realizou trabalhos de gestão de combustíveis em áreas diversas, nas freguesias de Vila Praia de Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, Seixas, Dem e Vile, contabilizando um total de cerca de 20 hectares.

Entre outros: trabalhos de gestão de combustíveis em terrenos da freguesia de Seixas, em torno de vários aglomerados; limpeza no estradão de Bulhente e limpeza em torno do Ponto de Água; ações de gestão de combustíveis em zonas críticas para a defesa de alguns aglomerados na União de Freguesias de Moledo e Cristelo e limpeza e desobstrução de caminhos florestais com importância estratégica na Defesa da Floresta Contra Incêndios; limpeza do parque de merendas do Perrinchão e zona envolvente: apoio à realização de queimas de sobrantes; participação em ações de fogo controlado em áreas definidas no âmbito do serviço público definido pelo ICNF onde foi possível fazer a gestão de combustíveis em cerca de 35 hectares de Rede Primária e preparação de terrenos para diversas ações de reflorestação.

Foram realizadas também intervenções em diversos troços da rede viária florestal, com limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis para desobstrução das vias, de forma a facilitar a circulação sobretudo aos meios de combate a incêndios e também aos meios durante as ações de vigilância.

No âmbito do serviço público definido pelo ICNF, foram já efetuados trabalhos de gestão de combustíveis em torno de alguns aglomerados e também na rede viária florestal em áreas do baldio de Venade e Arga de S. João, Arga de Baixo e num total de cerca de 15 hectares.

Salientar também que, durante o período critico de incêndios que se aproxima, a equipa irá efetuar ações de vigilância armada fixa (Local Estratégico de Estacionamento na Senhora das Neves, Dem) e móvel, na tentativa de minimizar todas a eventuais ocorrências que venham a surgir nos meses mais críticos.

Durante o restante do ano 2023 a equipa de Sapadores Florestais continuará a levar a cabo os trabalhos planificados no âmbito do trabalho definido pelo Município e no âmbito dos trabalhos de serviço público definidos pelo ICNF.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Santa Marta de Portuzelo prepara noite de Carnaval cheia de música e animação

A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Abono de família e subsídios sociais sobem 2,2% a partir de hoje

O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Sete novas empresas recebem selo “Destino de Qualidade” em Viana do Castelo

Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Presidenciais: Candidatos divergem sobre adiamento das eleições em contexto de mau tempo

O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.

Nacional 5 Fevereiro, 2026

Situação de calamidade prolongada em Portugal até 15 de fevereiro devido ao mau tempo

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.

Regional 5 Fevereiro, 2026

Proteção Civil alerta para manutenção de caudais elevados nos rios do Alto Minho

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.