A Eurocidade Monção – Salvaterra do Miño promove, no próximo dia 23 de dezembro, sábado, mais uma edição da Prova Solidária São Silvestre com um percurso de cinco quilómetros pelas ruas e praças das duas localidades fronteiriças ligadas, desde 1995, por uma ponte internacional sobre o rio Minho, denominada “João Verde – Amador Saavedra”, em homenagem aos dois poetas raianos.
A partida tem lugar na Praza do Concello, em Salvaterra do Miño, e a chegada na Praça-Deu-la-Deu, em Monção. Quem quiser participar nesta prova solidária apenas terá de entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios.
Com início às 19h30 (HP), esta iniciativa transfronteiriça pretende sinalizar um momento de carinho e solidariedade para quem mais necessita, assumindo-se, em paralelo, como mais um reforço no bom relacionamento existente entre as duas localidades.
Pelas 19h00, realiza-se uma Mini S. Silvestre para crianças até aos 12 anos que consiste em duas voltas à Praza do Concello. A prova tem como objetivo incutir nos mais jovens, de ambas as margens do rio Minho, o gosto pelo desporto e a propensão pela solidariedade.
Durante o percurso, os participantes terão apoio dos bombeiros locais, encontrando-se o trânsito condicionado à ação de segurança da Guarda Nacional Republicana e Guarda Civil. No final da prova, está disponível transporte de regresso a Salvaterra do Miño.
A organização “convoca” a população das duas localidades a participarem nesta prova solidária, convidando as pessoas de todas as idades a praticarem desporto enquanto fazem o bem em benefício das famílias mais desfavorecidas de ambos os lados da fronteira.
As inscrições podem ser efetuadas online ou, no próprio dia, no secretariado da prova, localizado na Praza do Concello, em Salvaterra do Miño. Os dorsais podem ser levantados, a partir de segunda-feira, dia 18, na Biblioteca Municipal de Salvaterra do Miño.
Inscrições: sites.google.com/view/sansilvestre2023
No próprio dia, no secretariado da prova, na Praza do Concello, em Salvaterra do Miño.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.