A Prova Solidária de S. Silvestre, que liga as localidades de Monção e Salvaterra de Miño num percurso superior a 5 quilómetros, pelas ruas e praças destas localidades fronteiriças, junta a prática desportiva com a solidariedade. Para participar, basta entregar um alimento não perecível. O lema é fazer exercício físico, ajudando o próximo.
Este ano, no dia 28 de dezembro, a partida faz-se em Monção, na Praça Deu-la-Deu, e a chegada em Salvaterra de Miño, na Praza do Concello. Antes da prova sénior, realiza-se uma Mini S. Silvestre, para crianças até aos 12 anos de idade.
Esta prova, com dimensão internacional e componente solidária, tem como objetivo sinalizar um momento de carinho e solidariedade para quem mais necessita, assumindo-se, também, como uma prova desportiva, marcada pela informalidade e sã convivência.
Todos os anos, após o Natal e antes do ano novo, os dois municípios raianos “convocam” a população das duas margens a participarem nesta prova, convidando as pessoas a fazerem exercício físico, enquanto praticam o bem em beneficio de quem precisa.
Formulário de inscrições
A lagarta do pinheiro, designada cientificamente como Thaumetopea pityocampa, é uma espécie de inseto, amplamente conhecida pelo seu comportamento peculiar, que lhe valeu o nome comum de processionária, devido ao hábito das larvas de se deslocarem em longas fileiras ou "procissões".
Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.
O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.
O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado às 18h00 no Pavilhão José Natário, a Escola de Gondomar, em jogo referente à 12ª jornada, a 1ª da 2ª volta, da Liga Feminina Placard Futsal.
Com os temas “Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – sobe ao palco do programa “Estrelas ao Sábado”, este sábado à tarde, e tenta conquistar um lugar na final do programa da RTP1.
A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 16h00, a Cascais, para defrontar o GRF Murches, em jogo correspondente à 9ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.
O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.