A Eurocidade Monção-Salvaterra do Miño promove, este sábado, 23 de dezembro, a Prova Solidária São Silvestre com um percurso de cinco quilómetros pelas ruas e praças das duas localidades fronteiriças. A iniciativa é aberta ao público em geral sendo que para a integrar cada participante deverá entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios.
A partida tem lugar na Praza do Concello, em Salvaterra do Miño, e a chegada na Praça-Deu-la-Deu, em Monção.
Com início às 19h30, esta iniciativa transfronteiriça pretende sinalizar “um momento de carinho e solidariedade para quem mais necessita, assumindo-se, em paralelo, como mais um reforço no bom relacionamento existente entre as duas localidades”, realçou o Município de Monção numa nota.
Pelas 19h00, realiza-se uma Mini S. Silvestre para crianças até aos 12 anos que consiste em duas voltas à Praza do Concello. A prova tem como objetivo incutir nos mais jovens, de ambas as margens do rio Minho, o gosto pelo desporto e a propensão pela solidariedade.
Durante o percurso, os participantes terão apoio dos bombeiros locais, encontrando-se o trânsito condicionado à ação de segurança da Guarda Nacional Republicana e Guarda Civil. No final da prova, está disponível transporte de regresso a Salvaterra do Miño.
As inscrições podem ser efetuadas online ou, no próprio dia, no secretariado da prova, localizado na Praza do Concello, em Salvaterra do Miño. Os dorsais podem ser levantados, a partir desta segunda-feira, dia 18, na Biblioteca Municipal de Salvaterra do Miño.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.