A chuva e o frio voltaram a ocupar o seu lugar neste outono e, por isso, tal como previsto, a celebração do Dia Mundial do Canto, organizada pela AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, deslocou-se do centro histórico de Viana do Castelo, para a Igreja da Sagrada Família.
Mas não se pense que, devido ao mau tempo, menos cantores aceitaram o desafio desta Associação, tão gentilmente acolhida pelo Padre Artur Coutinho.
Mais de uma centena de cantores, de várias idades e seis nacionalidades, juntaram-se para, orientados pela “batuta” de Josefina Fernanda Bouças e Liliana Quesado, membros ativos de dois dos grupos associados da AGFAM, aprenderem (ou recordarem) quatro cantigas tradicionais portuguesas.
Os migrantes residentes em Viana do Castelo presentes na iniciativa, integram o programa “Viana Acolhe” da Câmara Municipal de Viana do Castelo, representada, durante a oficina, pelo seu Vice-presidente.
Vários foram os momentos que levaram a um pequeno arrepio ou humedecer de olhos, tal o encanto de ouvir a “Gotinha de água”, “Atrás do sol anda a lua”, “o Coro das Maçadeiras” e “Roquinha de pau”. Se as três primeiras canções exigiram muita concentração, até pela divisão dos cantores por vozes (apesar do pouco tempo para as aprender), a última, muito divertida, gerou boa disposição: “Ó terau tau tau (..)/ tum!”
Foram quase duas horas que “passaram a voar” (a cantar!) e onde se abraçou muito. Abraços “piano”, abraços “forte”, abraços “com muita gente dentro”.
Um dos momentos mais bonitos foi, talvez, quando as maestrinas incentivaram os homens presentes a cantar: “Se eu soubesse namorar / Como sei cantar cantigas / Eu fazia rir as pedras / Quanto mais as raparigas”. Eles cantaram bem, mas elas não riram, sorriram.
Na altura, os vários sotaques das nacionalidades presentes, também se sentiram com mais clareza, o que acrescentou à beleza do momento.
Da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho fica a promessa de voltarmos a cantar juntos e de conquistarmos ainda mais cantores.
A Seleção Nacional garantiu esta terça-feira o seu terceiro Europeu consecutivo, ao vencer na Chéquia por 2-1, em jogo da segunda mão do playoff. Trata-se de um resultado histórico para as cores nacionais, graças a dois golos apontados por Diana Silva, aos 13 e aos 76 minutos.
A “Mamãs Sem Dúvidas” organiza no próximo dia 9 de dezembro, segunda-feira, entre as 21h00 e as 22h30, mais uma edição do “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Posto Territorial, deteve um homem de 26 anos por posse de engenhos explosivos, no concelho de Viana.
Nininho Vaz Maia esgota concerto em nome próprio na MEO Arena a 15 de março de 2025. Depois de uma ascensão notável, em poucos anos de carreira, ao longo dos quais esgotou os Coliseus, o Campo Pequeno, a Super Bock Arena e salas em Paris e Luxemburgo, o artista acaba de anunciar que também esgotou a maior sala de concertos do país.
“Vianense Solidário” é o nome da iniciativa que pretende apelar ao espírito solidário dos vianenses, através da doação de bens alimentares, que revertem a favor de três instituições locais.
A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) lançou o concurso da empreitada de execução de ramais de abastecimento de água (AA) e águas residuais (AR), em Caminha e Arcos de Valdevez, pelo preço base de 600 mil euros.
A velejadora, Luísa Peres, tricampeã nacional de vela, classe olímpica ILCA6, com estatuto de Alto Rendimento Desportivo, velejadora do Clube Naval de Cascais, apoiada pela Câmara Municipal do Porto, iniciou a preparação para a qualificação para as olimpíadas da 2028, com a vitória da primeira prova realizada em Cascais.