Logo
Música

São Pedro fez questão de celebrar Dia Mundial do Canto na Igreja da Sagrada Família

28 Outubro, 2023 | 11:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A chuva e o frio voltaram a ocupar o seu lugar neste outono e, por isso, tal como previsto, a celebração do Dia Mundial do Canto, organizada pela AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, deslocou-se do centro histórico de Viana do Castelo, para a Igreja da Sagrada Família.

Mas não se pense que, devido ao mau tempo, menos cantores aceitaram o desafio desta Associação, tão gentilmente acolhida pelo Padre Artur Coutinho.

Mais de uma centena de cantores, de várias idades e seis nacionalidades, juntaram-se para, orientados pela “batuta” de Josefina Fernanda Bouças e Liliana Quesado, membros ativos de dois dos grupos associados da AGFAM, aprenderem (ou recordarem) quatro cantigas tradicionais portuguesas.

Os migrantes residentes em Viana do Castelo presentes na iniciativa, integram o programa “Viana Acolhe” da Câmara Municipal de Viana do Castelo, representada, durante a oficina, pelo seu Vice-presidente.

Vários foram os momentos que levaram a um pequeno arrepio ou humedecer de olhos, tal o encanto de ouvir a “Gotinha de água”, “Atrás do sol anda a lua”, “o Coro das Maçadeiras” e “Roquinha de pau”. Se as três primeiras canções exigiram muita concentração, até pela divisão dos cantores por vozes (apesar do pouco tempo para as aprender), a última, muito divertida, gerou boa disposição: “Ó terau tau tau (..)/ tum!”

Foram quase duas horas que “passaram a voar” (a cantar!) e onde se abraçou muito. Abraços “piano”, abraços “forte”, abraços “com muita gente dentro”.

Um dos momentos mais bonitos foi, talvez, quando as maestrinas incentivaram os homens presentes a cantar: “Se eu soubesse namorar / Como sei cantar cantigas / Eu fazia rir as pedras / Quanto mais as raparigas”. Eles cantaram bem, mas elas não riram, sorriram.

Na altura, os vários sotaques das nacionalidades presentes, também se sentiram com mais clareza, o que acrescentou à beleza do momento.

Da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho fica a promessa de voltarmos a cantar juntos e de conquistarmos ainda mais cantores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Porto de Viana do Castelo vai expandir para apoiar descarbonização naval

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Internacional 17 Dezembro, 2025

Caminha, A Guarda e O Rosal avançam com Eurocidade da Foz do Minho

Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.

Regional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça articulação com freguesias na área da Coesão Social

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Salário mínimo vai subir para 920 euros em 2026

O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.

Nacional 17 Dezembro, 2025

GNR desmantela grupo suspeito de furtos em instituições no Norte e Centro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Juventude Viana assina recuperação épica frente à Oliveirense e mantém percurso 100% vitorioso

A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.