Logo
Música

São Pedro fez questão de celebrar Dia Mundial do Canto na Igreja da Sagrada Família

28 Outubro, 2023 | 11:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A chuva e o frio voltaram a ocupar o seu lugar neste outono e, por isso, tal como previsto, a celebração do Dia Mundial do Canto, organizada pela AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, deslocou-se do centro histórico de Viana do Castelo, para a Igreja da Sagrada Família.

Mas não se pense que, devido ao mau tempo, menos cantores aceitaram o desafio desta Associação, tão gentilmente acolhida pelo Padre Artur Coutinho.

Mais de uma centena de cantores, de várias idades e seis nacionalidades, juntaram-se para, orientados pela “batuta” de Josefina Fernanda Bouças e Liliana Quesado, membros ativos de dois dos grupos associados da AGFAM, aprenderem (ou recordarem) quatro cantigas tradicionais portuguesas.

Os migrantes residentes em Viana do Castelo presentes na iniciativa, integram o programa “Viana Acolhe” da Câmara Municipal de Viana do Castelo, representada, durante a oficina, pelo seu Vice-presidente.

Vários foram os momentos que levaram a um pequeno arrepio ou humedecer de olhos, tal o encanto de ouvir a “Gotinha de água”, “Atrás do sol anda a lua”, “o Coro das Maçadeiras” e “Roquinha de pau”. Se as três primeiras canções exigiram muita concentração, até pela divisão dos cantores por vozes (apesar do pouco tempo para as aprender), a última, muito divertida, gerou boa disposição: “Ó terau tau tau (..)/ tum!”

Foram quase duas horas que “passaram a voar” (a cantar!) e onde se abraçou muito. Abraços “piano”, abraços “forte”, abraços “com muita gente dentro”.

Um dos momentos mais bonitos foi, talvez, quando as maestrinas incentivaram os homens presentes a cantar: “Se eu soubesse namorar / Como sei cantar cantigas / Eu fazia rir as pedras / Quanto mais as raparigas”. Eles cantaram bem, mas elas não riram, sorriram.

Na altura, os vários sotaques das nacionalidades presentes, também se sentiram com mais clareza, o que acrescentou à beleza do momento.

Da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho fica a promessa de voltarmos a cantar juntos e de conquistarmos ainda mais cantores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.