O conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo, transformou quatro hectares de terrenos “ao abandono” em pomar, com a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies, para prevenir os incêndios florestais.
O presidente da Junta de Freguesia, que também preside ao conselho diretivo, Carlos Pires, explicou que São Lourenço da Montaria tem 1.800 hectares de baldios, “a maior área das freguesias do concelho de Viana do Castelo”.
Segundo o responsável, “nos últimos dois anos foram plantadas cerca de 60 mil árvores nos baldios” da aldeia, “num investimento de 350 mil euros financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e por outros programas comunitários”.
“Limpámos vários hectares e plantámos não só arvores de fruto, como azevinho, sobreiros, carvalho, cedro”, especificou.
A plantação de laranjeiras, no lugar de Espantar, onde anteriormente existia pinheiro-bravo, resultou de uma candidatura ao projeto Condomínio de Aldeia, num investimento de perto de 50 mil euros, financiado pelo PRR.
O programa Condomínio de Aldeia visa a reconversão de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais) noutros usos, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade, resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta.
Carlos Pires adiantou que as laranjeiras agora plantadas entrarão “no auge de produção dentro de dois anos”, constituindo-se como uma fonte de rendimento para o conselho de baldios.
A plantação do pomar, ao abrigo do Condomínio de Aldeia, foi iniciada no final de 2024 e concluída no sábado, com a apresentação pública do projeto.
Carlos Pires adiantou que o conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, situada na encosta da Serra D’Arga, com uma área de cerca de 2.609 hectares, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito, com cerca de 500 habitantes, candidatou outros projetos ao PRR “para continuar com os trabalhos de limpeza da floresta para conter os incêndios”.
Os projetos que ainda a aguardar financiamento prendem-se com a limpeza e reflorestação e produção energia renovável, com a instalação de torres eólicas.
“Todos estes projetos têm como objetivo constituírem uma mais-valia para os baldios e, de uma forma geral, para a população da Montaria, sendo investido no bem-estar da população, na criação de melhores acessibilidades às habitações situadas em espaço rural”, referiu.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.