O conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo, transformou quatro hectares de terrenos “ao abandono” em pomar, com a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies, para prevenir os incêndios florestais.
O presidente da Junta de Freguesia, que também preside ao conselho diretivo, Carlos Pires, explicou que São Lourenço da Montaria tem 1.800 hectares de baldios, “a maior área das freguesias do concelho de Viana do Castelo”.
Segundo o responsável, “nos últimos dois anos foram plantadas cerca de 60 mil árvores nos baldios” da aldeia, “num investimento de 350 mil euros financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e por outros programas comunitários”.
“Limpámos vários hectares e plantámos não só arvores de fruto, como azevinho, sobreiros, carvalho, cedro”, especificou.
A plantação de laranjeiras, no lugar de Espantar, onde anteriormente existia pinheiro-bravo, resultou de uma candidatura ao projeto Condomínio de Aldeia, num investimento de perto de 50 mil euros, financiado pelo PRR.
O programa Condomínio de Aldeia visa a reconversão de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais) noutros usos, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade, resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta.
Carlos Pires adiantou que as laranjeiras agora plantadas entrarão “no auge de produção dentro de dois anos”, constituindo-se como uma fonte de rendimento para o conselho de baldios.
A plantação do pomar, ao abrigo do Condomínio de Aldeia, foi iniciada no final de 2024 e concluída no sábado, com a apresentação pública do projeto.
Carlos Pires adiantou que o conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, situada na encosta da Serra D’Arga, com uma área de cerca de 2.609 hectares, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito, com cerca de 500 habitantes, candidatou outros projetos ao PRR “para continuar com os trabalhos de limpeza da floresta para conter os incêndios”.
Os projetos que ainda a aguardar financiamento prendem-se com a limpeza e reflorestação e produção energia renovável, com a instalação de torres eólicas.
“Todos estes projetos têm como objetivo constituírem uma mais-valia para os baldios e, de uma forma geral, para a população da Montaria, sendo investido no bem-estar da população, na criação de melhores acessibilidades às habitações situadas em espaço rural”, referiu.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
O município de Viana do Castelo reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população sénior com a nova valência do projeto “Vencer a Idade com Saúde”: o “Caminhar em Família”.