O conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo, transformou quatro hectares de terrenos “ao abandono” em pomar, com a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies, para prevenir os incêndios florestais.
O presidente da Junta de Freguesia, que também preside ao conselho diretivo, Carlos Pires, explicou que São Lourenço da Montaria tem 1.800 hectares de baldios, “a maior área das freguesias do concelho de Viana do Castelo”.
Segundo o responsável, “nos últimos dois anos foram plantadas cerca de 60 mil árvores nos baldios” da aldeia, “num investimento de 350 mil euros financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e por outros programas comunitários”.
“Limpámos vários hectares e plantámos não só arvores de fruto, como azevinho, sobreiros, carvalho, cedro”, especificou.
A plantação de laranjeiras, no lugar de Espantar, onde anteriormente existia pinheiro-bravo, resultou de uma candidatura ao projeto Condomínio de Aldeia, num investimento de perto de 50 mil euros, financiado pelo PRR.
O programa Condomínio de Aldeia visa a reconversão de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais) noutros usos, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade, resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta.
Carlos Pires adiantou que as laranjeiras agora plantadas entrarão “no auge de produção dentro de dois anos”, constituindo-se como uma fonte de rendimento para o conselho de baldios.
A plantação do pomar, ao abrigo do Condomínio de Aldeia, foi iniciada no final de 2024 e concluída no sábado, com a apresentação pública do projeto.
Carlos Pires adiantou que o conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, situada na encosta da Serra D’Arga, com uma área de cerca de 2.609 hectares, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito, com cerca de 500 habitantes, candidatou outros projetos ao PRR “para continuar com os trabalhos de limpeza da floresta para conter os incêndios”.
Os projetos que ainda a aguardar financiamento prendem-se com a limpeza e reflorestação e produção energia renovável, com a instalação de torres eólicas.
“Todos estes projetos têm como objetivo constituírem uma mais-valia para os baldios e, de uma forma geral, para a população da Montaria, sendo investido no bem-estar da população, na criação de melhores acessibilidades às habitações situadas em espaço rural”, referiu.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.