O conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo, transformou quatro hectares de terrenos “ao abandono” em pomar, com a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies, para prevenir os incêndios florestais.
O presidente da Junta de Freguesia, que também preside ao conselho diretivo, Carlos Pires, explicou que São Lourenço da Montaria tem 1.800 hectares de baldios, “a maior área das freguesias do concelho de Viana do Castelo”.
Segundo o responsável, “nos últimos dois anos foram plantadas cerca de 60 mil árvores nos baldios” da aldeia, “num investimento de 350 mil euros financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e por outros programas comunitários”.
“Limpámos vários hectares e plantámos não só arvores de fruto, como azevinho, sobreiros, carvalho, cedro”, especificou.
A plantação de laranjeiras, no lugar de Espantar, onde anteriormente existia pinheiro-bravo, resultou de uma candidatura ao projeto Condomínio de Aldeia, num investimento de perto de 50 mil euros, financiado pelo PRR.
O programa Condomínio de Aldeia visa a reconversão de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais) noutros usos, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade, resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta.
Carlos Pires adiantou que as laranjeiras agora plantadas entrarão “no auge de produção dentro de dois anos”, constituindo-se como uma fonte de rendimento para o conselho de baldios.
A plantação do pomar, ao abrigo do Condomínio de Aldeia, foi iniciada no final de 2024 e concluída no sábado, com a apresentação pública do projeto.
Carlos Pires adiantou que o conselho diretivo de baldios de São Lourenço da Montaria, situada na encosta da Serra D’Arga, com uma área de cerca de 2.609 hectares, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito, com cerca de 500 habitantes, candidatou outros projetos ao PRR “para continuar com os trabalhos de limpeza da floresta para conter os incêndios”.
Os projetos que ainda a aguardar financiamento prendem-se com a limpeza e reflorestação e produção energia renovável, com a instalação de torres eólicas.
“Todos estes projetos têm como objetivo constituírem uma mais-valia para os baldios e, de uma forma geral, para a população da Montaria, sendo investido no bem-estar da população, na criação de melhores acessibilidades às habitações situadas em espaço rural”, referiu.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.