Logo
Regional

Santuário de Nossa Senhora da Peneda com escola de verão sobre arquitetura tradicional

14 Fevereiro, 2024 | 14:46
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, vai receber, entre 08 e 21 de julho, cerca de 30 estudantes de vários países, que vão participar numa escola de verão sobre arquitetura tradicional.

O arquiteto Fernando Barros, em representação da delegação portuguesa da Rede Internacional de Construção, Arquitetura e Urbanismo Tradicional (INTBAU), explicou que o objetivo do curso é possibilitar aos cerca de 30 estudantes de arquitetura “um local em meio rural onde possam ficar instalados e terem acesso, nas proximidades, a uma série de aldeias e pequenos aglomerados que possam ser casos de estudo interessantes”.

Os estudantes vão ficar hospedados nos antigos quartéis do santuário, na freguesia da Gavieira, daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, que a câmara local transformou em abrigos de montanha para alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana e a parte teórica do curso também será ministrada em instalações do monumento nacional.

Classificado monumento nacional em outubro de 2023, o santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.

O conjunto “é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos que antecedem a alameda arborizada desenvolvida ao longo do vale, em cenográfica implantação, ritmada por 20 capelas evocadoras da Paixão de Cristo”.

“Do ponto de vista da arquitetura tradicional, o santuário da Peneda tem muita relevância porque tem um contraponto entre uma arquitetura tradicionalmente de cariz mais monumental, por outro lado tem a aldeia da Peneda, que ainda conserva uma série de construções tradicionais mais populares, permitindo incursões a uma série de aldeias e brandas muito carismáticas”, destacou Fernando Barros.

Os estudantes vão conhecer, acompanhados por professores de várias escolas de arquitetura de Portugal, Espanha, Estados Unidos, as brandas de São Bento do Cando, Alhal, Busgalinhas, na Gavieira. O programa inclui visitas à vila do Soajo, a Padrão, Vilarinho do Souto, ao mosteiro de Ermelo, à aldeia de Sistelo, entre outros locais.

A escola de verão é organizada pela Fundação Culturas de Edifícios Tradicionais, em parecia com as delegações portuguesa e espanhola da INTBAU, uma rede internacional dedicada ao estudo, divulgação e promoção da arquitetura e urbanismo tradicional, estando representada em mais de 40 países e, em colaborações com diversas instituições.

Desde 2018, as delegações de Portugal e Espanha, têm vindo a realizar as escolas de verão, alternadamente nos dois países.

No final do curso, que conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez e, cujas inscrições estão abertas até 24 de março, os estudantes apresentarão “uma proposta de projeto académico para um dos locais que estudarem”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).