O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, vai receber, entre 08 e 21 de julho, cerca de 30 estudantes de vários países, que vão participar numa escola de verão sobre arquitetura tradicional.
O arquiteto Fernando Barros, em representação da delegação portuguesa da Rede Internacional de Construção, Arquitetura e Urbanismo Tradicional (INTBAU), explicou que o objetivo do curso é possibilitar aos cerca de 30 estudantes de arquitetura “um local em meio rural onde possam ficar instalados e terem acesso, nas proximidades, a uma série de aldeias e pequenos aglomerados que possam ser casos de estudo interessantes”.
Os estudantes vão ficar hospedados nos antigos quartéis do santuário, na freguesia da Gavieira, daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, que a câmara local transformou em abrigos de montanha para alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana e a parte teórica do curso também será ministrada em instalações do monumento nacional.
Classificado monumento nacional em outubro de 2023, o santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.
O conjunto “é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos que antecedem a alameda arborizada desenvolvida ao longo do vale, em cenográfica implantação, ritmada por 20 capelas evocadoras da Paixão de Cristo”.
“Do ponto de vista da arquitetura tradicional, o santuário da Peneda tem muita relevância porque tem um contraponto entre uma arquitetura tradicionalmente de cariz mais monumental, por outro lado tem a aldeia da Peneda, que ainda conserva uma série de construções tradicionais mais populares, permitindo incursões a uma série de aldeias e brandas muito carismáticas”, destacou Fernando Barros.
Os estudantes vão conhecer, acompanhados por professores de várias escolas de arquitetura de Portugal, Espanha, Estados Unidos, as brandas de São Bento do Cando, Alhal, Busgalinhas, na Gavieira. O programa inclui visitas à vila do Soajo, a Padrão, Vilarinho do Souto, ao mosteiro de Ermelo, à aldeia de Sistelo, entre outros locais.
A escola de verão é organizada pela Fundação Culturas de Edifícios Tradicionais, em parecia com as delegações portuguesa e espanhola da INTBAU, uma rede internacional dedicada ao estudo, divulgação e promoção da arquitetura e urbanismo tradicional, estando representada em mais de 40 países e, em colaborações com diversas instituições.
Desde 2018, as delegações de Portugal e Espanha, têm vindo a realizar as escolas de verão, alternadamente nos dois países.
No final do curso, que conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez e, cujas inscrições estão abertas até 24 de março, os estudantes apresentarão “uma proposta de projeto académico para um dos locais que estudarem”.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.