Logo
Regional

Santuário de Nossa Senhora da Peneda com escola de verão sobre arquitetura tradicional

14 Fevereiro, 2024 | 14:46
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, vai receber, entre 08 e 21 de julho, cerca de 30 estudantes de vários países, que vão participar numa escola de verão sobre arquitetura tradicional.

O arquiteto Fernando Barros, em representação da delegação portuguesa da Rede Internacional de Construção, Arquitetura e Urbanismo Tradicional (INTBAU), explicou que o objetivo do curso é possibilitar aos cerca de 30 estudantes de arquitetura “um local em meio rural onde possam ficar instalados e terem acesso, nas proximidades, a uma série de aldeias e pequenos aglomerados que possam ser casos de estudo interessantes”.

Os estudantes vão ficar hospedados nos antigos quartéis do santuário, na freguesia da Gavieira, daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, que a câmara local transformou em abrigos de montanha para alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana e a parte teórica do curso também será ministrada em instalações do monumento nacional.

Classificado monumento nacional em outubro de 2023, o santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.

O conjunto “é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos que antecedem a alameda arborizada desenvolvida ao longo do vale, em cenográfica implantação, ritmada por 20 capelas evocadoras da Paixão de Cristo”.

“Do ponto de vista da arquitetura tradicional, o santuário da Peneda tem muita relevância porque tem um contraponto entre uma arquitetura tradicionalmente de cariz mais monumental, por outro lado tem a aldeia da Peneda, que ainda conserva uma série de construções tradicionais mais populares, permitindo incursões a uma série de aldeias e brandas muito carismáticas”, destacou Fernando Barros.

Os estudantes vão conhecer, acompanhados por professores de várias escolas de arquitetura de Portugal, Espanha, Estados Unidos, as brandas de São Bento do Cando, Alhal, Busgalinhas, na Gavieira. O programa inclui visitas à vila do Soajo, a Padrão, Vilarinho do Souto, ao mosteiro de Ermelo, à aldeia de Sistelo, entre outros locais.

A escola de verão é organizada pela Fundação Culturas de Edifícios Tradicionais, em parecia com as delegações portuguesa e espanhola da INTBAU, uma rede internacional dedicada ao estudo, divulgação e promoção da arquitetura e urbanismo tradicional, estando representada em mais de 40 países e, em colaborações com diversas instituições.

Desde 2018, as delegações de Portugal e Espanha, têm vindo a realizar as escolas de verão, alternadamente nos dois países.

No final do curso, que conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez e, cujas inscrições estão abertas até 24 de março, os estudantes apresentarão “uma proposta de projeto académico para um dos locais que estudarem”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.