O Santuário de Nossa Senhora da Peneda vai ser alvo de uma profunda intervenção de reabilitação e conservação, num investimento global de quase dois milhões de euros, anunciou a Confraria responsável pelo monumento.
A operação, intitulada “Valorização e Conservação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda: Templo, Adro e Escadório das Virtudes”, foi apresentada no passado dia 5 de setembro e marca um dos momentos mais ambiciosos do Plano de Valorização do Santuário, classificado como Monumento Nacional.
A candidatura foi aprovada em maio no âmbito do Programa Regional Norte2030, tendo como entidade parceira o Município de Arcos de Valdevez. O contrato de empreitada e o auto de consignação da obra foram formalmente assinados também no dia 5, dando início ao processo de intervenção no local.
Segundo a Confraria, o investimento totaliza 1.808.453,51 euros, sendo comparticipado em 1.337.805,92 euros por fundos comunitários através do Norte2030. A comparticipação nacional, assumida pela própria Confraria, ascende a cerca de 470 mil euros, a que acresce o valor do IVA.

A obra abrangerá os elementos centrais do conjunto arquitetónico e paisagístico: o templo, o adro e o escadório das virtudes. Está ainda prevista a criação de novos instrumentos de promoção e interpretação do Santuário, com o objetivo de reforçar a sua atratividade e enquadramento histórico, religioso e cultural.
“É um grande esforço para a nossa Confraria, mas estamos determinados a cumpri-lo com sucesso e com a ajuda de todos”, referiu a direção da instituição, sublinhando a importância da obra para garantir a preservação e valorização deste património religioso e cultural do Alto Minho.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, é um dos mais emblemáticos locais de culto e peregrinação do Norte de Portugal, com uma forte ligação à identidade e tradição da região.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.