Logo
Regional

Santuário da Nossa Senhora da Peneda é Monumento Nacional

13 Outubro, 2023 | 11:50
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, foi na quinta-feira classificado como Monumento Nacional (MN), tal como indica o decreto publicado em Diário da República (DR).

De acordo com o decreto, é classificado como conjunto de interesse nacional “o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, incluindo o património móvel integrado, no lugar da Peneda, freguesia de Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo”.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de Novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.

O conjunto “é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos que antecedem a alameda arborizada desenvolvida ao longo do vale, em cenográfica implantação, ritmada por 20 capelas evocadoras da Paixão de Cristo”.

A “Via Sacra, de conceção barroca e disposição original posteriormente alterada, data de uma campanha anterior ao templo, que veio substituir um edifício de menores dimensões localizado no atual Terreiro dos Evangelistas”.

“Embora com menor escala e riqueza decorativa, este sacro monte de evocação Mariana revela a influência direta do Santuário do Bom Jesus do Monte, com destaque para o Escadório das Virtudes, com patamares ornados por fontes e estatuária concebida pelo escultor Francisco Luís Barreiros, ainda segundo os modelos do Bom Jesus”, lê-se no decreto esta quinta-feira publicado em DR.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda “constitui, ainda, um importante exemplo de santuário de montanha, com excecional enquadramento na paisagem, permanecendo igualmente como centro de uma das maiores e mais antigas romarias do Alto Minho, congregadora das tradições e devoção das populações locais”.

A classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, incluindo o património móvel integrado, reflete “o caráter matricial do bem, o interesse como testemunho simbólico ou religioso, o interesse com testemunho notável de vivências ou factos históricos, o valor estético, técnico e material intrínseco, a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e, o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

No âmbito da instrução do procedimento de classificação, “a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) procedeu ao estudo das restrições consideradas adequadas, em articulação com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Câmara de Arcos de Valdevez, as quais são fixadas por portaria do membro do Governo responsável pela área da cultura”.

O processo de classificação do Santuário foi iniciado em 2020, pela Câmara de Arcos de Valdevez e pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda, proprietária do templo, sendo que no ano seguinte, a DGPC abriu o procedimento de classificação nacional.

O templo foi elevado a Santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.

A Diocese justificou o reconhecimento como santuário por se tratar de “um dos monumentos marianos mais notáveis” do distrito de Viana do Castelo e “pela sua antiguidade, dos mais venerados em todo o Alto Minho, estendendo-se o seu prestígio e influência à vizinha região autónoma da Galiza, em Espanha”.

Este mês, também foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), a Romaria da Senhora da Peneda que se realiza no Santuário.

A Romaria da Senhora da Peneda “é uma festividade cíclica multissecular com origens prováveis no século XIII. A sua realização, entre 31 de agosto e 08 de setembro, tem por cenário o santuário dedicado à Virgem Maria, sob a invocação da Senhora da Peneda”.

Naquele “período, romeiros, membros da Confraria de Nossa Senhora da Peneda e crentes dos concelhos circundantes cumprem rituais, envolvendo-se numa experiência espiritual dedicada à Virgem Bendita e milagreira, como os descritos na ficha de inscrição do INPCI”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 29 Abril, 2024

Governo publica em breve portaria que beneficia mais 100 mil agricultores

O Governo vai publicar brevemente uma portaria que facilita a vida a mais de 100 mil agricultores, simplificando as regras da Política Agrícola Comum (PAC), anunciou hoje o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Regional 29 Abril, 2024

Open Dance School garante acesso na final do “World Championship”

A escola vianense "Open Dance School" participou, de 25 a 28 de abril, no campeonato de "Hip Hop International" que aconteceu no Complexo de Ténis da Maia, no Porto. Esta é a maior competição de Danças Urbanas do país que dá acesso ao World Championship, nos Estados Unidos.

Regional 29 Abril, 2024

Viana do Castelo: GNR detém jovem com mais de 500 doses de droga

A GNR deteve em Viana do Castelo um jovem de 21 anos por suspeita de tráfico de droga, tendo encontrado na sua posse mais de 500 doses de estupefacientes, revelou hoje aquela força policial.

Regional 29 Abril, 2024

Luís Nobre inaugura obras de alargamento e pavimentação de arruamentos em Amonde

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira, visitou este domingo a freguesia de Amonde para inaugurar as obras de alargamento e pavimentação de diversos arruamentos, empreitada orçada em cerca de 120 mil euros, num momento que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Amonde, Mário Sá, e do pároco local, Bruno Barbosa.

Regional 29 Abril, 2024

Trabalhadores em greve acusam DS Smith de permitir entrada de externos sem segurança

Os trabalhadores da empresa DS Smith, em greve desde sábado, acusaram hoje a administração de, com a ajuda da GNR, deixar entrar na fábrica de Viana do Castelo trabalhadores externos sem estarem garantidas condições de segurança.

Nacional 29 Abril, 2024

Estudantes de Medicina exigem ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse hoje a presidente.

Regional 29 Abril, 2024

Museus de Viana do Castelo com programa recheado para o mês de Maio

Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, o Dia Internacional dos Museus, a iniciativa de âmbito europeu Bom Dia Cerâmica e o Dia Internacional do Mar, a decorrer durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai dinamizar um conjunto de atividades e eventos culturais que conta com a participação de público diferenciado, desde o escolar e geral ao especializado, no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo e no Museu do Traje.