O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, às 17h00, de um dos jogos mais aguardados da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a receber o SL Benfica. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
Vice-campeão nacional, o Santa Luzia soma atualmente 10 pontos e ocupa o 5.º lugar da tabela classificativa. Fora de portas, a formação vianense tem estado em bom plano, somando duas vitórias — frente ao Feijó (1-2) e ao Freixo (2-3) — e um empate (2-2) na última jornada diante do GD Árvore. Já em casa, a equipa orientada por Miguel Oliveira tem registado três empates (Águias de Santa Marta, 5-5; Atlético, 1-1; Novasemente, 1-1) e uma derrota pesada (0-7) frente ao Leões de Porto Salvo.
O adversário deste fim de semana, o SL Benfica, líder isolado da competição, chega a Viana do Castelo com 24 pontos em oito jogos, fruto de oito vitórias consecutivas, confirmando o seu estatuto de principal candidato ao título.
Em antevisão ao encontro, Cláudia Gomes, jogadora do Santa Luzia, antecipa um duelo exigente, mas acredita na capacidade da equipa para competir de igual para igual:
“O Benfica é uma equipa de topo e, por isso, sabemos bem as dificuldades que iremos enfrentar. Trabalhamos todas as semanas para alcançar os nossos objetivos e esforçamo-nos sempre por dar o nosso máximo. Esta jornada não será exceção.
Teremos de entrar focadas no jogo, com confiança umas nas outras, sempre com o objetivo de conquistar pontos. Já mostramos que lutamos até ao último segundo e, mesmo reconhecendo a qualidade do nosso adversário, em campo somos 5×5 — logo, nada é impossível.
Esperamos que seja uma partida agradável de se assistir e, por isso, deixo também um convite a todos aqueles que nos apoiam e apreciam futsal: venham até ao pavilhão e aplaudam o futsal feminino”, sublinha a atleta vianense.
Este será o último jogo da 1.ª volta do campeonato. A competição irá sofrer uma pausa devido à realização do primeiro Mundial de Futsal Feminino, que decorrerá nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro, com a participação da Seleção Nacional de Portugal.
A Liga Feminina Placard regressa a 13 de dezembro, com o Santa Luzia a voltar a jogar em casa, desta vez frente ao Nun’Álvares.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.