Cerca de 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana estão prontos a ser servidos em plena Praça da República, numa tradição que promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo, na véspera de Natal.
A organização, a cargo do Santa Luzia Futebol Clube, espera que o retomar da tradição seja um sucesso.
“Estamos todos ansiosos por voltar a estar juntos num dia tão especial. A pandemia travou a tradição, mas não acabou com ela. Vamos voltar mais fortes do que nunca”, afirmou o presidente do clube de futsal de Viana do Castelo que organiza o evento.
Rogério Martins espera que o “São Pedro ajude a brindar o dia com bom tempo”, esperando que “centenas de pessoas passem pela Praça da República para um convívio sem igual”.
O Santa Luzia Futebol Clube, volta a garantir na véspera de Natal, a tradição do Moscatel com Banana, na capital do Alto Minho. Conhecida como Bananeiro, a tradição vai repetir-se em frente ao Museu do Traje, na Praça da República.
O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda, situada na Rua Manuel Espregueira, entretanto encerrada.
A tradição da banana e do cálice de moscatel foi relançado, em 2016, pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas.
O Santa Luzia mantém a parceria com a empresa, José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores de vinho moscatel do país.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.