Cerca de 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana estão prontos a ser servidos em plena Praça da República, numa tradição que promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo, na véspera de Natal.
A organização, a cargo do Santa Luzia Futebol Clube, espera que o retomar da tradição seja um sucesso.
“Estamos todos ansiosos por voltar a estar juntos num dia tão especial. A pandemia travou a tradição, mas não acabou com ela. Vamos voltar mais fortes do que nunca”, afirmou o presidente do clube de futsal de Viana do Castelo que organiza o evento.
Rogério Martins espera que o “São Pedro ajude a brindar o dia com bom tempo”, esperando que “centenas de pessoas passem pela Praça da República para um convívio sem igual”.
O Santa Luzia Futebol Clube, volta a garantir na véspera de Natal, a tradição do Moscatel com Banana, na capital do Alto Minho. Conhecida como Bananeiro, a tradição vai repetir-se em frente ao Museu do Traje, na Praça da República.
O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda, situada na Rua Manuel Espregueira, entretanto encerrada.
A tradição da banana e do cálice de moscatel foi relançado, em 2016, pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas.
O Santa Luzia mantém a parceria com a empresa, José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores de vinho moscatel do país.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.