Cerca de 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana estão a ser preparados para serem servidos em plena Praça da República, numa tradição que promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo, na véspera de Natal.
A organização, a cargo do Santa Luzia Futebol Clube, espera que o retomar da tradição seja um sucesso.
“Estamos todos ansiosos por voltar a estar juntos num dia tão especial. A pandemia travou a tradição, mas não acabou com ela. Vamos voltar mais fortes do que nunca”, afirmou o presidente do clube de futsal de Viana do Castelo que organiza o evento.
Rogério Martins espera que o “São Pedro ajude a brindar o dia com bom tempo”, esperando que “centenas de pessoas passem pela Praça da República para um convívio sem igual”.
O Santa Luzia Futebol Clube, volta a garantir na véspera de Natal, a tradição do Moscatel com Banana, na capital do Alto Minho. Conhecida como Bananeiro, a tradição vai repetir-se em frente ao Museu do Traje, na Praça da República.
O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda, situada na Rua Manuel Espregueira, entretanto encerrada.
A tradição da banana e do cálice de moscatel foi relançado, em 2016, pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas.
O Santa Luzia mantém a parceria com a empresa, José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores de vinho moscatel do país.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.