A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
Cerca de 500 litros de moscatel e 200 quilos de banana estão a ser preparados para serem servidos em plena Praça da República, numa tradição que promete voltar a encher o centro histórico da capital do Alto Minho, numa iniciativa que promete muita animação na véspera da noite de consoada .
A organização, a cargo do Santa Luzia Futebol Clube, espera que ao contrario do que aconteceu no ano passado, o “São Pedro ajude a brindar o dia com bom tempo”, esperando que “centenas de pessoas passem pela Praça da República para um convívio sem igual”, afirmou Rogério Martins, o presidente do clube de futsal de Viana do Castelo.
O Santa Luzia Futebol Clube, volta a garantir a tradição do Moscatel com Banana, conhecida como Bananeiro.
O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda, situada na Rua Manuel Espregueira, entretanto encerrada.
A tradição da banana e do cálice de moscatel, em Viana do Castelo, foi relançado em 2016 pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas, em frente ao Museu do Traje, na Praça da República. .
O Santa Luzia mantém a parceria com a empresa, José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores de vinho moscatel do país.
Para um melhor conforto dos que pretendam participar na iniciativa, o Santa Luzia Futebol Clube, caso se justifique, garante algumas zonas cobertas.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai financiar em mais de 40 milhões de euros intervenções de recuperação, reabilitação ou modernização de oito escolas do Norte, foi anunciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental esta terça-feira, dia 24 de dezembro, num voo de treino que servirá para desejar um feliz Natal à população. A rota divulgada, prevê que os caças sobrevoem os céus de Viana do Castelo às 12h25.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 14ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-2) do Desportivo de Monção no terreno do Cardielelnse.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.