O maior emblema do futsal no distrito de Viana do Castelo comemorar hoje o seu 30º aniversário. O Santa Luzia FC nasceu a 10 de junho de 1995.
Com várias equipas nos escalões de formação, em masculinos e feminino, o emblema minhoto destaca-se pela sua equipa sénior feminina que compete na elite da modalidade. Atualmente está na final da Liga Placard a lutar pelo titulo de campeão nacional.
A histórica data só se tornou possível graças ao esforço e dedicação de todos os seus dirigentes, sócios e atletas, que ao longo do tempo foram erguendo, consolidando e enriquecendo o seu valioso historial.
A bandeira do Clube vai ser hasteada, esta terça-feira às 10h00, na sua sede social, pelo Presidente da Direção, Pedro Reis, recentemente eleito, pelo seu Vice-Presidente, José Freire e pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rui Viana.
Logo após a cerimónia de hastear das bandeiras do Clube, da Cidade e de Portugal, que terá a atuação da Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, será servido um Verde de Honra acompanhado do bolo de aniversario.
Às 11h00 será realizada a já habitual Romagem ao Cemitério Municipal da cidade, onde será colocada uma coroa de flores em homenagem aos atletas, sócios e dirigentes já falecidos.
Para finalizar o dia, às 16h00, em Fafe, a equipa senior feminina realiza o seu terceiro jogo da final da Liga Placard, onde luta pelo titulo nacional.
A 28 e 29 de junho, integrado nestas comemorações do 30º aniversário, realiza-se a 1ª edição do Santa Luzia Futsal Cup, um torneio ibérico destinado as escalões de formação de Petizes, Traquinas, Benjamins, Iniciados Masculinos, Juvenis Masculinos e Femininos e Juniores Femininos, que vai decorrer em vários pavilhões da cidade.
Em data anunciar, serão ainda lançados o novo Site do Clube e o Livro dos 30 Anos do Santa Luzia FC.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.
A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana), conhecida pelas suas plumas brancas e elegantes, está a espalhar-se rapidamente na região, preocupando especialistas e autoridades ambientais.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.