O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A entrada foi de sonho para o Santa Luzia: logo aos dois minutos, Angélia inaugurou o marcador (1-0) com um toque de calcanhar subtil, colocando as vianenses em vantagem. A resposta do Águias de Santa Marta chegou aos oito minutos, numa recarga eficaz após uma defesa da guarda-redes Lelê (1-1). Apenas um minuto depois, as visitantes operaram a reviravolta (1-2), aproveitando uma saída mal calculada da guardiã brasileira da equipa da casa.
Aos 15 minutos, na sequência de um canto, Vivi restabeleceu a igualdade (2-2) para o Santa Luzia, com o remate a desviar numa adversária e a trair a própria guarda-redes. Ainda antes do intervalo, nova vantagem para o Águias, que marcou o 2-3 num pontapé de canto direto, com má abordagem de Lelê ao lance. O Santa Luzia saia para os balneários em desvantagem, penalizado por erros evitáveis.
Na segunda parte, a formação orientada por Miguel Oliveira entrou com outra atitude, assumindo o controlo do jogo e remetendo as adversárias ao seu meio-campo. O domínio acabou por dar frutos: Mariana Marques, com um potente remate de pé esquerdo, assinou o 3-3 e relançou a partida.
A 6 minutos do fim, nova explosão de alegria no Pavilhão José Natário: Angélia bisou, coroando uma excelente jogada coletiva e colocando as vianenses pela primeira vez na frente desde o golo inaugural (4-3).
O momento mais controverso do encontro surgiu a cinco minutos do fim, quando a equipa de arbitragem assinalou uma grande penalidade duvidosa contra o Santa Luzia. O Águias não desperdiçou a oportunidade e empatou o jogo (4-4).
A 1 minuto e 44 segundos do final, num momento de hesitação defensiva por parte das jogadoras vianenses e alguma cerimónia na zona da grande área de Lelê, o Águias voltou à vantagem (4-5), ficando muito perto de garantir os 3 pontos em Viana.
Apesar do cenário adverso, o Santa Luzia não desistiu. Já em 5 para 4, e com apenas 18 segundos no cronómetro, Thais finalizou com classe uma jogada coletiva bem trabalhada, fixando o resultado final em 5-5 e garantindo um ponto que soube a muito mais, dadas as circunstâncias.
O jogo ficou ainda marcado por várias decisões contraditórias e falta de coordenação entre os elementos da equipa de arbitragem, o que gerou desconforto e prejudicou o espetáculo.
Com este empate, o Santa Luzia conquista o primeiro ponto da época e tentará agora encontrar o equilíbrio necessário para somar a primeira vitória já na próxima jornada, de novo em casa, frente ao Atlético CP.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.