O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe a décima edição do Sanfins Medieval – Encontro Galaico – Minhoto, este fim de semana, nos dias 17 e 18 de junho.
Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do Couto, queimada galega, fados e músicas da Raia, visitas guiadas, pintura no claustro e exposição de pintura são algumas das atividades que marcam esta edição.
As atividades começam este sábado, 17 de junho, às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins. Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, seguido do canto na capela às 20h00. Para as 21h00 despertam-se os paladares para a degustação das empanadas, de cordeiro à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo, acompanhado dos bons vinhos da região e dos Caldos do Couto. Às 22h00 actuará a Tertúlia Bairradina que apresentará fados de Coimbra. A noite termina com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.
No dia seguinte, as atividades arrancam às 11h00 com uma visita guiada ao Mosteiro seguida da iniciativa Pintura no Claustro com a participação especial da Universidade Sénior de Valença. Para as 13h00 programa-se o almoço com degustação de iguarias da Raia. A tarde será animada pelo grupo Luar do Minho e amigos que proporcionarão um concerto que repassará emblemáticas composições galaico – minhotas.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.
Consulte aqui a programação na íntegra:

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.