O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe a décima edição do Sanfins Medieval – Encontro Galaico – Minhoto, este fim de semana, nos dias 17 e 18 de junho.
Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do Couto, queimada galega, fados e músicas da Raia, visitas guiadas, pintura no claustro e exposição de pintura são algumas das atividades que marcam esta edição.
As atividades começam este sábado, 17 de junho, às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins. Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, seguido do canto na capela às 20h00. Para as 21h00 despertam-se os paladares para a degustação das empanadas, de cordeiro à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo, acompanhado dos bons vinhos da região e dos Caldos do Couto. Às 22h00 actuará a Tertúlia Bairradina que apresentará fados de Coimbra. A noite termina com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.
No dia seguinte, as atividades arrancam às 11h00 com uma visita guiada ao Mosteiro seguida da iniciativa Pintura no Claustro com a participação especial da Universidade Sénior de Valença. Para as 13h00 programa-se o almoço com degustação de iguarias da Raia. A tarde será animada pelo grupo Luar do Minho e amigos que proporcionarão um concerto que repassará emblemáticas composições galaico – minhotas.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.
Consulte aqui a programação na íntegra:

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.