O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe a décima edição do Sanfins Medieval – Encontro Galaico – Minhoto, este fim de semana, nos dias 17 e 18 de junho.
Degustação de empanadas, cordeiro e caldos do Couto, queimada galega, fados e músicas da Raia, visitas guiadas, pintura no claustro e exposição de pintura são algumas das atividades que marcam esta edição.
As atividades começam este sábado, 17 de junho, às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins. Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, seguido do canto na capela às 20h00. Para as 21h00 despertam-se os paladares para a degustação das empanadas, de cordeiro à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo, acompanhado dos bons vinhos da região e dos Caldos do Couto. Às 22h00 actuará a Tertúlia Bairradina que apresentará fados de Coimbra. A noite termina com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.
No dia seguinte, as atividades arrancam às 11h00 com uma visita guiada ao Mosteiro seguida da iniciativa Pintura no Claustro com a participação especial da Universidade Sénior de Valença. Para as 13h00 programa-se o almoço com degustação de iguarias da Raia. A tarde será animada pelo grupo Luar do Minho e amigos que proporcionarão um concerto que repassará emblemáticas composições galaico – minhotas.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.
Consulte aqui a programação na íntegra:

Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.