O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Intitulada “Do Movimento Litúrgico à Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II – Estudo histórico, em perspetiva pastoral, da realidade de Portugal (1926–1969)”, a tese foi apresentada perante um júri académico de renome internacional, composto pelo Padre Stefan Geiger, OSB, Decano do Instituto, pelo Padre Giuseppe Midili, orientador do trabalho, pelo Padre Ruberval Monteiro, OSB, e por Dom José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e antigo docente da instituição.
A defesa decorreu na sala capitular do Ateneu Anselmiano, espaço de grande tradição beneditina, criando um contexto solene e exigente do ponto de vista científico.
A cerimónia contou ainda com a presença da vereadora Carlota Borges, em representação do executivo municipal, mostrando o apoio da comunidade local a esta importante conquista académica do sacerdote vianense.
O trabalho do Padre Renato Oliveira constitui uma contribuição significativa para o estudo da liturgia em Portugal, analisando a evolução do movimento litúrgico até à reforma promovida pelo Concílio Vaticano II.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.