O Festival Gastronómico "Sabores da Lampreia do Rio Minho", é o destino dos apreciadores de lampreia, este fim de semana, de 21 a 23 de março, em São Pedro da Torre, Valença.
Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia Assada no Forno e o emblemático prato cinco sabores de lampreia fazem as honras do cardápio que apresenta a lampreia rainha à mesa. Como pratos alternativos haverá bacalhau e lombo assado. Acompanham os vinhos verdes da região e a uma paleta variada de sobremesas.
O festival abre às 11h00 de sexta-feira, 21 de março e servirá os manjares de lampreia sexta ao almoço e jantar, sábado ao almoço e jantar e domingo ao almoço.
O evento contará, também, com um pavilhão de exposições com a presença das adegas, da doçaria local, de produtos gourmet e da bijuteria valenciana.
Os almoços de sábado e domingo contarão com a presença especial de “As Laurindas” que prometem por todos a rir e tornar estes almoços um prazer gustativo e uma alegria para a alma.
Este é um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região pela diversidade e riqueza da oferta gastronómica com que ano após ano brinda o público.
Esta é uma oportunidade única para os apreciadores desta iguaria degustarem pratos tradicionais confecionados com a lampreia do rio Minho, num evento que celebra a gastronomia com tradição, os testemunhos culturais desta comunidade de pescadores e a história das artes de pesca tradicional.
O Festival da Lampreia é um evento de referência que atrai visitantes de toda a região e da vizinha Galiza, promovendo o turismo e dinamizando a economia local.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, da Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho, da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.
A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.