O Festival Gastronómico "Sabores da Lampreia do Rio Minho", é o destino dos apreciadores de lampreia, este fim de semana, de 21 a 23 de março, em São Pedro da Torre, Valença.
Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia Assada no Forno e o emblemático prato cinco sabores de lampreia fazem as honras do cardápio que apresenta a lampreia rainha à mesa. Como pratos alternativos haverá bacalhau e lombo assado. Acompanham os vinhos verdes da região e a uma paleta variada de sobremesas.
O festival abre às 11h00 de sexta-feira, 21 de março e servirá os manjares de lampreia sexta ao almoço e jantar, sábado ao almoço e jantar e domingo ao almoço.
O evento contará, também, com um pavilhão de exposições com a presença das adegas, da doçaria local, de produtos gourmet e da bijuteria valenciana.
Os almoços de sábado e domingo contarão com a presença especial de “As Laurindas” que prometem por todos a rir e tornar estes almoços um prazer gustativo e uma alegria para a alma.
Este é um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região pela diversidade e riqueza da oferta gastronómica com que ano após ano brinda o público.
Esta é uma oportunidade única para os apreciadores desta iguaria degustarem pratos tradicionais confecionados com a lampreia do rio Minho, num evento que celebra a gastronomia com tradição, os testemunhos culturais desta comunidade de pescadores e a história das artes de pesca tradicional.
O Festival da Lampreia é um evento de referência que atrai visitantes de toda a região e da vizinha Galiza, promovendo o turismo e dinamizando a economia local.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, da Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho, da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.