Por serem bons exemplos na promoção da aprendizagem, da descoberta e da compreensão cultural, o Aquamuseu do rio Minho e o Museu Bienal de Cerveira apresentam-se, este sábado, com entradas gratuitas. A iniciativa do Município de Vila Nova de Cerveira integra a comemoração do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o mote "Museus, Educação e Investigação".
Estes dois museus de âmbito municipal têm desenvolvido um trabalho fundamental na potenciação das duas áreas plasmadas no slogan de Vila Nova de Cerveira, ‘Arte e Beleza Natural’, quer na vertente de atração turística, quer numa dinâmica de interação com a comunidade escolar.
Por um lado, torna-se incontornável desfrutar do Museu Bienal de Cerveira, um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas quatro décadas, reunindo uma Coleção com mais de 700 obras, além de conhecer um pouco mais detalhadamente as atividades dinamizadas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Por outro lado, o Aquamuseu do rio Minho convida as famílias a ‘viajar’ dentro de quatro paredes por toda a riqueza daquele curso de água internacional. Este equipamento, de interesse supramunicipal, tem aquários com espécies do Rio Minho, Lontrário, Museu das Pescas e Loja do Rio, para além das exposições temáticas patentes ao público.
Criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus, comemorado anualmente no dia 18 de maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.