Todos os anos, em setembro, o Terreiro de Vila Nova de Cerveira transforma-se num espaço de convívio à moda antiga, com jovens e menos jovens a celebrar a tradição com a recriação da Desfolhada Tradicional Minhota. O evento está agendado para este sábado, 7 de setembro, a partir das 21h00.
Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em parceria com a Comissão de Festas da Sra. da Ajuda, a Desfolhada Tradicional Minhota assume-se como uma viagem a um passado não muito remoto, com as gentes da terra a recriar uma eira comunitária, num esforço de preservação de usos e costumes do concelho relacionados com o ciclo do milho.
Tudo é reconstituído como reza a tradição, com caráter autêntico: os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, a gastronomia, os sons das concertinas e dos cantares ao desafio, e as danças folclóricas prometem reviver o ambiente genuíno de uma Desfolhada Tradicional Minhota.
O milho é colocado em pleno centro histórico e os populares são desafiados a retirar as espigas para os cestos. É de esperar que quem encontre o milho-rei (nome dado à espiga vermelha) grite bem alto «milho rei». Contam os mais antigos que era um momento muito aguardado em especial pelos jovens, que alimentavam a esperança de encontrar o milho-rei para poder beijar o rapaz ou a rapariga por quem nutria um sentimento especial.
O grande envolvimento de residentes e de turistas tem contribuído para que a Desfolhada Tradicional Minhota seja já uma referência no seio das manifestações etnográficas da região. Toda a população está convidada não só a assistir, mas a participar ativamente.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.