Todos os anos, em setembro, o Terreiro de Vila Nova de Cerveira transforma-se num espaço de convívio à moda antiga, com jovens e menos jovens a celebrar a tradição com a recriação da Desfolhada Tradicional Minhota. O evento está agendado para este sábado, 7 de setembro, a partir das 21h00.
Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em parceria com a Comissão de Festas da Sra. da Ajuda, a Desfolhada Tradicional Minhota assume-se como uma viagem a um passado não muito remoto, com as gentes da terra a recriar uma eira comunitária, num esforço de preservação de usos e costumes do concelho relacionados com o ciclo do milho.
Tudo é reconstituído como reza a tradição, com caráter autêntico: os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, a gastronomia, os sons das concertinas e dos cantares ao desafio, e as danças folclóricas prometem reviver o ambiente genuíno de uma Desfolhada Tradicional Minhota.
O milho é colocado em pleno centro histórico e os populares são desafiados a retirar as espigas para os cestos. É de esperar que quem encontre o milho-rei (nome dado à espiga vermelha) grite bem alto «milho rei». Contam os mais antigos que era um momento muito aguardado em especial pelos jovens, que alimentavam a esperança de encontrar o milho-rei para poder beijar o rapaz ou a rapariga por quem nutria um sentimento especial.
O grande envolvimento de residentes e de turistas tem contribuído para que a Desfolhada Tradicional Minhota seja já uma referência no seio das manifestações etnográficas da região. Toda a população está convidada não só a assistir, mas a participar ativamente.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.