O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe no próximo dia 26 de julho de 2025, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo o espetáculo “Teatro às Três Pancadas”, uma criação do Cendrev a partir de textos de António Torrado, figura incontornável da literatura e dramaturgia infantojuvenil portuguesa.
Este espetáculo reúne três peças curtas — “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono” — que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, numa encenação de Jorge Baião. A narrativa parte de uma trupe de saltimbancos que, entre música e cor, percorre aldeias e vilas, trazendo à cena um mundo mágico onde se cruzam reis, piratas, ilhas misteriosas, magos e camponeses. Com um tom lúdico e imaginativo, a proposta celebra o “prazer irresistível de inventar o teatro”, como o próprio Torrado gostava de dizer.
Interpretado por Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa, o espetáculo conta ainda com música original de António Bexiga, cenário e figurinos de Filipa Malva, desenho de luz de António Rebocho e tradução em Língua Gestual Portuguesa assegurada por Núria Galinha, da Associação de Surdos de Évora. Com a duração aproximada de 55 minutos e recomendado para maiores de 6 anos, “Teatro às Três Pancadas” convida o público de todas as idades a redescobrir o encantamento do teatro feito com humor, poesia e criatividade.
Os bilhetes têm o custo de 5€ (preço reduzido) e 10€ (preço geral) e podem ser adquiridos na bilheteira local do Teatro Municipal Sá de Miranda ou através da plataforma bol.pt.
Às vezes, uma simples formatação num computador revela pequenos tesouros guardados no fundo do tempo. Fotografias antigas, pastas esquecidas, fragmentos de uma infância que, à distância, parecem pertencer a outro mundo — e talvez pertençam mesmo.
As ruas de Tomiño e Vila Nova de Cerveira voltam a receber cavaletes, telas e artistas com muita criatividade, no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, a 17 de agosto, organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.
Quase 40 espetáculos vão encher de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) deu mais um passo decisivo no reforço da sua política de apoio aos estudantes, com a consignação oficial da obra da nova residência académica a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), junto à Praia Norte, em Viana do Castelo. A cerimónia decorreu esta quinta-feira na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
No âmbito das comemorações do Dia de Santiago, o Município de Valença preparou um conjunto de iniciativas culturais e simbólicas que decorrerão esta sexta-feira, 25 de julho, assinalando esta data de especial significado para a cidade.
O SC Braga iniciou, esta quinta-feira, a sua caminhada na época 2025-26, empatando a zero na Bulgária, diante do PFK Levski Sofia, em partida referente à primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, no dia 25 de julho (sexta-feira), no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, no Largo Hermenegildo Solheiro (em frente ao edifício dos Paços do Concelho), em Melgaço, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Melgaço para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.