Logo
Regional

S. Romão de Neiva inaugura requalificação de dólmen do megalítico

14 Agosto, 2023 | 10:17
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Foi inaugurada, na presença do autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, a requalificação e conservação de um dólmen/mamoa encontrado na freguesia. Este monumento funerário foi alvo de qualificação e estudo graças a uma parceria entre a autarquia e uma empresa local e está agora disponível para visita.

Trata-se de um monumento funerário megalítico do período calcolítico com 7.30 metros de largura e, junto ao dólmen, foi encontrada uma cista também do mesmo período. O monumento fica agora visível e pode ser visitado, depois de ter sido qualificado.

Para o Presidente da Junta local, Manuel Salgueiro, trata-se de um excelente exemplo de “responsabilidade civil em parceria entre autarquia e empresa”, frisando que agora pode ser visitada “com a dignidade que merece”.

Na cerimónia de inauguração, o autarca Luís Nobre enfatizou o trabalho desenvolvido pelas freguesias e o facto de “uma empresa ter cedido o espaço para o bem coletivo graças à capacidade de mobilização da junta de freguesia que transforma ideias para o bem de todos”.

Depois de inaugurar o monumento, o autarca inaugurou também o novo parque infantil da freguesia, onde voltou a reiterar a importância da coesão territorial e do valor e importância das freguesias para o coletivo e para a Câmara Municipal.

“Viana do Castelo são todas as freguesias”, reiterou, vincando que existe uma política municipal que ouve os presidentes de junta e que, em conjunto, são implementados diversos projetos, onde se inclui os que foram agora inaugurados em S. Romão de Neiva.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Eólica offshore pode criar até 9.400 empregos em Viana do Castelo e na Figueira da Foz

Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC conquista Grande Prémio do Júri na 28.ª Gala “O Minhoto” em Vila Verde

O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.

Cultura 31 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda recebe “Mistério Da Vinci”

O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção e confirma despromoção do Freixo

O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Papa Leão XIV manifesta pesar pelas vítimas da depressão Kristin em Portugal

O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.