O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, classificou o projeto europeu 'ARCHETHICS' como “muito importante para o desenvolvimento do município”, principalmente pelo seu caráter “persistente e interventivo” junto da comunidade, “não deixando cair no esquecimento o atual abandono do Castelo de Cerveira”.
Durante a primeira reunião formal de atores locais e regionais afetos ao projeto, realizada esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Rui Teixeira disse aos presentes que esta é uma “batalha travada há já dois anos, desde a tomada de posse, pois a intenção é devolver o Castelo a Cerveira. Neste sentido, o projeto ARCHETHICS vem de encontro à estratégia delineada”.
O autarca cerveirense referiu ainda o papel fundamental “de todos os interlocutores que representam a sociedade civil ao participarem e contribuírem com ideias para a construção de um plano de ação. Entre todos devemos definir um projeto sólido para o nosso ex-libris”.
A partir deste momento, e sob a liderança do Município de Vila Nova de Cerveira, o Grupo de Ação Local vai desenvolver, em conjunto ao longo dos próximos 18 meses, o Plano de Ação Integrado onde serão identificadas diversas ações que têm como principal objetivo contribuir para a aproximação e a apropriação do Castelo de Vila Nova de Cerveira pela comunidade local, criando condições para a revitalização económica e turística deste singular monumento nacional.
A rede ‘ARCHETHICS’ reúne nove municípios da União Europeia de diferentes dimensões que partilham a presença de um património dissonante desafiante e muito diversificado. Este património comum foi definido por historiadores, arquitetos e especialistas como “dissonante” por transmitir uma ligação problemática entre os elementos físicos (edifícios, ruas, praças, bairros, etc.) e o contexto histórico e político e os valores que os produziram no passado.
Além de Vila Nova de Cerveira, fazem ainda parte do projeto AR.C.H.ETHICS (Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European cities) o Município de Cesena (Itália), na qualidade de coordenador do projeto, e as cidades de Kazanlak (Bulgária), Cracóvia e Gdansk (Polónia), Bétera (Espanha), Leros (Grécia), Leipzig (Alemanha) e Permet (Albânia).
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.