Logo
Regional

Rui Teixeira partilha potencialidades públicas do Castelo de Cerveira em Encontro Internacional de Cracóvia

3 Abril, 2025 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, apresentou em Cracóvia (Polónia), as potencialidades de utilização comunitária do Castelo de Cerveira, durante o 4º Encontro Transnacional da rede ARCHETHICS, da qual o Município é parceiro no âmbito do programa URBACT.

Abordando novas perspetivas que potenciem o património dissonante, este encontro de trabalho de cariz europeu procura refletir e debater sobre o estado de desenvolvimento do Plano de Ação Local dos municípios afetos ao projeto.

No caso concreto de Vila Nova de Cerveira, esta é uma oportunidade para redefinir a estratégia para o Castelo D. Dinis, “devolvendo-o à comunidade local, como um espaço de convívio e celebração da rica história do concelho”.

Rui Teixeira reiterou a importância de transformar aquele monumento “num espaço de encontro entre gerações e entre os Cerveirenses e seus visitantes, sendo exequível implementar este programa em conjunto com vários parceiros: Fundação da Bienal de Arte Cerveira, Universidade Portucalense, Agrupamento de Escolas, Fábrica da Igreja Paroquial, Santa Casa da Misericórdia, e demais entidades do grupo de ação local”.

No encontro político, que decorreu no edifício da Câmara Municipal de Cracóvia, com presidentes e vereadores das cidades de Betera (Espanha), Gdansk e Cracóvia (Polónia), Kazanlak (Bulgária), Permet (Albânia) e Cesena (Itália), Rui Teixeira contextualizou “o passado dinâmico e o presente inerte e desanimador, com o impasse em torno da sua conversão em hotel, e cujas promessas do promotor não avançaram ao longo de quase seis anos”. “Temos ideias, temos parcerias, mas para que tal aconteça é fundamental que o Castelo seja devolvido aos Cerveirenses”, sublinhou o autarca cerveirense.

De realçar que estes encontros internacionais resultam de uma proposta incluída no Plano de Ação Integrado, do Grupo de Ação Local afeto ao projeto ARCHETICS, financiado pelo programa URBACT, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira faz parte juntamente com mais nove cidades da União Europeia, partilhando a presença de um património ligado a um passado controverso, e abrindo novas perspetivas e oportunidades que potenciem esse património dissonante.

Os trabalhos da rede ARCHETHICS vão ter continuidade com novo encontro marcado para início de julho em Leipzig, na Alemanha.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Luís Nobre rejeita ilegalidade em revisão orçamental da Câmara de Viana

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.

Nacional 31 Dezembro, 2025

F-16 da Força Aérea Portuguesa sobrevoam Viana do Castelo às 10h28 para desejar um Bom Ano

Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.

Música 31 Dezembro, 2025

MetaSonora atua na Praça da República no evento “Viana, Moscatel e Banana”

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.

Regional 31 Dezembro, 2025

Chega acusa Câmara de Viana de violar a lei em revisão orçamental

O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.