O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, apresentou em Cracóvia (Polónia), as potencialidades de utilização comunitária do Castelo de Cerveira, durante o 4º Encontro Transnacional da rede ARCHETHICS, da qual o Município é parceiro no âmbito do programa URBACT.
Abordando novas perspetivas que potenciem o património dissonante, este encontro de trabalho de cariz europeu procura refletir e debater sobre o estado de desenvolvimento do Plano de Ação Local dos municípios afetos ao projeto.
No caso concreto de Vila Nova de Cerveira, esta é uma oportunidade para redefinir a estratégia para o Castelo D. Dinis, “devolvendo-o à comunidade local, como um espaço de convívio e celebração da rica história do concelho”.
Rui Teixeira reiterou a importância de transformar aquele monumento “num espaço de encontro entre gerações e entre os Cerveirenses e seus visitantes, sendo exequível implementar este programa em conjunto com vários parceiros: Fundação da Bienal de Arte Cerveira, Universidade Portucalense, Agrupamento de Escolas, Fábrica da Igreja Paroquial, Santa Casa da Misericórdia, e demais entidades do grupo de ação local”.
No encontro político, que decorreu no edifício da Câmara Municipal de Cracóvia, com presidentes e vereadores das cidades de Betera (Espanha), Gdansk e Cracóvia (Polónia), Kazanlak (Bulgária), Permet (Albânia) e Cesena (Itália), Rui Teixeira contextualizou “o passado dinâmico e o presente inerte e desanimador, com o impasse em torno da sua conversão em hotel, e cujas promessas do promotor não avançaram ao longo de quase seis anos”. “Temos ideias, temos parcerias, mas para que tal aconteça é fundamental que o Castelo seja devolvido aos Cerveirenses”, sublinhou o autarca cerveirense.
De realçar que estes encontros internacionais resultam de uma proposta incluída no Plano de Ação Integrado, do Grupo de Ação Local afeto ao projeto ARCHETICS, financiado pelo programa URBACT, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira faz parte juntamente com mais nove cidades da União Europeia, partilhando a presença de um património ligado a um passado controverso, e abrindo novas perspetivas e oportunidades que potenciem esse património dissonante.
Os trabalhos da rede ARCHETHICS vão ter continuidade com novo encontro marcado para início de julho em Leipzig, na Alemanha.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?