O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e vice-diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira, foi convidado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico a testemunhar o exemplo da dinâmica transfronteiriça existente entre os municípios do Vale do Minho e os do Baixo Miño galego, no Evento de Diálogo Internacional sobre Governação Transfronteiriça.
Organizado pela OCDE e DG Regio, este encontro, que decorreu na segunda-feira, em Paris (França), reuniu diversas organizações de fronteira da Europa, USA/Canadá e África para debater a governação das instituições de fronteira, promover a troca de experiências, abordar o modelo de financiamento e participar numa apresentação de experiências.
“Viver num território de fronteira é ter uma identidade própria e um sentimento de pertença único, consubstanciados num trabalho persistente em prol de um desenvolvimento coletivo comum, derrubando barreiras. Por sermos um verdadeiro exemplo de cooperação transfronteiriça, de partilha comum, o AECT Rio Minho foi orgulhosamente convidado para este encontro”, sublinha Rui Teixeira, que aproveitou esta grande oportunidade junto de entidades internacionais para reforçar que “a dimensão inequívoca dos territórios de fronteira, as sinergias e as relações comuns ainda se confrontam com muitas barreiras burocrático-administrativas o desvio de financiamentos europeus para territórios sem qualquer caráter transfronteiriço”.
Além de exemplos práticos de cooperação transfronteiriça, com foco no desenvolvimento económico, na prestação de serviços públicos e bem-estar dos cidadãos em regiões de fronteira, este evento de diálogo internacional também procurou destacar as principais descobertas e recomendações do projeto “Construir regiões transfronteiriças mais resilientes”, fundamentais para formuladores de políticas em todos os níveis.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.