O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e vice-diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira, foi convidado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico a testemunhar o exemplo da dinâmica transfronteiriça existente entre os municípios do Vale do Minho e os do Baixo Miño galego, no Evento de Diálogo Internacional sobre Governação Transfronteiriça.
Organizado pela OCDE e DG Regio, este encontro, que decorreu na segunda-feira, em Paris (França), reuniu diversas organizações de fronteira da Europa, USA/Canadá e África para debater a governação das instituições de fronteira, promover a troca de experiências, abordar o modelo de financiamento e participar numa apresentação de experiências.
“Viver num território de fronteira é ter uma identidade própria e um sentimento de pertença único, consubstanciados num trabalho persistente em prol de um desenvolvimento coletivo comum, derrubando barreiras. Por sermos um verdadeiro exemplo de cooperação transfronteiriça, de partilha comum, o AECT Rio Minho foi orgulhosamente convidado para este encontro”, sublinha Rui Teixeira, que aproveitou esta grande oportunidade junto de entidades internacionais para reforçar que “a dimensão inequívoca dos territórios de fronteira, as sinergias e as relações comuns ainda se confrontam com muitas barreiras burocrático-administrativas o desvio de financiamentos europeus para territórios sem qualquer caráter transfronteiriço”.
Além de exemplos práticos de cooperação transfronteiriça, com foco no desenvolvimento económico, na prestação de serviços públicos e bem-estar dos cidadãos em regiões de fronteira, este evento de diálogo internacional também procurou destacar as principais descobertas e recomendações do projeto “Construir regiões transfronteiriças mais resilientes”, fundamentais para formuladores de políticas em todos os níveis.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.