O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e vice-diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira, foi convidado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico a testemunhar o exemplo da dinâmica transfronteiriça existente entre os municípios do Vale do Minho e os do Baixo Miño galego, no Evento de Diálogo Internacional sobre Governação Transfronteiriça.
Organizado pela OCDE e DG Regio, este encontro, que decorreu na segunda-feira, em Paris (França), reuniu diversas organizações de fronteira da Europa, USA/Canadá e África para debater a governação das instituições de fronteira, promover a troca de experiências, abordar o modelo de financiamento e participar numa apresentação de experiências.
“Viver num território de fronteira é ter uma identidade própria e um sentimento de pertença único, consubstanciados num trabalho persistente em prol de um desenvolvimento coletivo comum, derrubando barreiras. Por sermos um verdadeiro exemplo de cooperação transfronteiriça, de partilha comum, o AECT Rio Minho foi orgulhosamente convidado para este encontro”, sublinha Rui Teixeira, que aproveitou esta grande oportunidade junto de entidades internacionais para reforçar que “a dimensão inequívoca dos territórios de fronteira, as sinergias e as relações comuns ainda se confrontam com muitas barreiras burocrático-administrativas o desvio de financiamentos europeus para territórios sem qualquer caráter transfronteiriço”.
Além de exemplos práticos de cooperação transfronteiriça, com foco no desenvolvimento económico, na prestação de serviços públicos e bem-estar dos cidadãos em regiões de fronteira, este evento de diálogo internacional também procurou destacar as principais descobertas e recomendações do projeto “Construir regiões transfronteiriças mais resilientes”, fundamentais para formuladores de políticas em todos os níveis.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.