O diretor do AECT Rio Minho, e Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, no Porto, tendo destacado as prioridades para o futuro da cooperação, mas também enunciado os pontos fracos e as reivindicações que gostaria de ver debatidos na próxima Cimeira Ibérica, agendada para 23 de outubro, em Faro.
Na presença do Presidente da CCDR Norte, António Cunha, e do Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, Rui Teixeira integrou a mesa-redonda dedicada ao ‘Reforço da Cooperação de Proximidade’. Sublinhando que “a proximidade sempre existiu, e saiu reforçada com a adesão à CEE, e a constituição das Eurocidades e dos AECT”, o diretor do AECT Rio Minho e autarca cerveirense acredita que “há necessidade e vontade de continuar o trabalho de cooperação e de proximidade, pelo que não se pode esquecer que a verdadeira proximidade é a fronteira e é aí onde devem ser investidos os financiamentos INTERREG e POCTEP”.
No capítulo das prioridades para futuro, Rui Teixeira defendeu o desenvolvimento e o reforço da cooperação e criação de valor “através de projetos comuns na área da inovação, investigação e desenvolvimento”; e a mobilidade, nomeadamente “a melhoria da frequência de comboios na linha do Alto Minho e as ligações rodoviárias através do prolongamento da A28 até Valença, a melhoria da N13 e a ponte para As Neves”. Mas como prioridade principal e de grande preocupação, devido ao impacto social, económico e ambiental, “a defesa do Rio Minho, no que diz respeito ao seu caudal, limpeza, acoreamento e espécies inovadoras, deve ser assumida por todas as entidades, sobretudo numa altura em que a próxima cimeira ibérica tem como tema central ‘Água um bem comum’.
Como pontos fracos e revindicações, Rui Teixeira apontou a “muita e diferente burocracia entre países, fator impeditivo de um maior crescimento da cooperação e de projetos comuns, sobretudo em áreas essenciais como a circulação de menores, questões relacionadas com o Rio Minho, mobilidade, educação e saúde”.
Estando a representar o cargo de diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira fez ainda questão de enaltecer a importância do AECT enquanto instrumento essencial na dinâmica da região e dos 26 municípios integrantes, com projetos como o Red Gov Minho, o património imaterial, o e.Bike e a elaboração de uma estratégia 2030 onde se destaca o projeto do anel verde entre todos os municípios com um forte componente de sustentabilidade ambiental e turístico.
Organizado pelo AECT Galiza Norte de Portugal, o XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, que reuniu esta terça-feira no Terminal de Cruzeiros de Leixões, ainda debateu a premência da adoção do Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço pelos Governos de Portugal e Espanha.
A 35.ª Cimeira luso-espanhola vai realizar-se em 23 de outubro, em Faro, e terá como tema central ‘Água um bem comum’, e contará com uma participação alargada de 13 ministros de cada país, além dos dois chefes de Governo, Luís Montenegro e Pedro Sánchez.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.