O Pavilhão de Vila Nova de Cerveira na “Arte Macau: Bienal Internacional de Arte de Macau 2023” poderá ter como resultado a possível assinatura de um protocolo que prevê uma parceria cultural mais sólida e continuada entre Vila Nova de Cerveira, o Turismo Porto e Norte de Portugal e Macau, através do Instituto de Cultura.
O Armazém do Boi, em Macau, assume-se, até 11 de outubro, como palco de aproximação entre a cultura portuguesa e macaense. Desde os portugueses Ana Hatherly, Helena Almeida, Pedro Cabrita Reis ou Ângelo de Sousa, aos nomes internacionais de Zadok-Ben David e Tales Frey, são 27 os artistas representados, de 8 nacionalidades e 4 continentes na exposição “A metafísica da sorte e a ciência do azar”, que conta com a curadoria de Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos.
A cerimónia de inauguração contou com a presença da presidente do Instituto Cultural de Macau, Leon Wai Man, do cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Alexandre Leitão, do presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira e o presidente do Turismo Portugal e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
“Este é um momento muito marcante nos já 45 anos de história da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e é para mim uma honra testemunhar e promover este encontro de culturas entre o ocidente e o oriente, e ver reconhecido o trabalho, dedicação e estratégia da FBAC que pretende não só ser conhecida, mas também ter o reconhecimento internacional para atingir outra dimensão e parceiras. O saldo desta inédita internacionalização é extremamente positivo e estamos a estudar um modelo de protocolo entre Macau, a FBAC e o Turismo Porto e Norte de Portugal para o intercâmbio de artistas”, afirmou Rui Teixeira.
Leon Wai Man reforçou também que “estas 27 obras agora apresentadas são muito marcantes para Macau e são uma oportunidade para fortalecer a relação com Portugal. É muito importante ter este trabalho aqui porque salienta a importância da Fundação Bienal de Arte de Cerveira”.
A “Bienal Internacional de Arte de Macau 2023” é um evento cultural e artístico de grande escala e de nível internacional que tem como curador chefe Qiu Zhijie. Com base no tema “A Estatística da Fortuna”, esta edição visa explorar a correlação entre ciência e religião, por meio de obras artísticas e conta com obras de mais de 200 artistas de 20 países e territórios, em 30 mostras espalhadas pela cidade.

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.