Rui Sousa, Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro e ex-ciclista, volta a apadrinhar "Grande Prémio Toyta Terauto Volta à Terceira". Recorde-se que a última prova apadrinhada foi "Respira a Vida", realizada em junho de 2024.
Após sensivelmente um mês de ter sido o padrinho da prova “Respira a Vida”, Rui Sousa apadrinha agora, Grande Prémio de Ciclismo da Ilha Terceira pela segunda vez.
Em conversa com a Viana TV o ex-ciclista e atual Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro admite que “é uma honra apadrinhar este género de provas…estes convites acabam por ser um reconhecimento daquilo que foi a minha carreira desportiva”.
Recorde-se que desde que deixou o ciclismo, em 2017, Rui Sousa tem apadrinhado várias provas de ciclismo.
A 14.ª edição do “Grande Prémio Toyta Terauto Volta à Terceira”, está dividida em três etapas durante três dias.
A 1º etapa inicia amanhã, dia 5 de julho, num percurso de 66 quilómetros e parte da Junta de Freguesia de Fontinhas rumo a Algar Carvão.
A 2ª etapa começa no dia 6 julho, sábado, da Câmara Municipal da Angra do Heroísmo até à Serra de Sta. Bárbara, fazendo um total de 68 quilómetros.
A 3ª e última étapa é disputada no domingo, dia 7 de julho, da Câmara Municipal da Praia da Vitória à Serra do Cume, totalizando a distância de 86 quilómetros. No decorrer dos três dias os participante irão pedalar certa de 220 quilómetros.
Os prémios a atribuir em competiçã0 são:
Geral – Pontos – Montanha – Juventude – Melhor Local – Junior – Cadete
No final do Grande Prémio, será ainda distinguido o Master 50.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.