Rui Reininho, Lena D'Água e Beatriz Gosta são alguns dos nomes fortes da programação do Theatro Gil Vicente para os próximos meses de junho e julho, período de intensa atividade na sala de espetáculos barcelense. Reininho canta a 16 de junho e Lena D’Água a 17. Já Beatriz Gosta atua a 12 de julho.
Programação Infantil
A programação teatral para crianças arranca no dia 4 de junho, às 16h00, com a peça “O Fio da Macaquinha” – teatro para os mais novos, inserida na Comemoração do Dia Mundial da Criança, pela Companhia de Dança de Almada. No dia 11 de junho, será apresentada a peça “Era uma vez a vida”, com encenação do TPC-Teatro Popular de Carapeços e, no dia 18, é apresentada a peça “Corpo pequenino, olhos de gigante”, pela Teatro Estúdio Fontenova. Mais tarde, a 25 de junho, estreia a peça “Os Músicos de Bremen” pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. Todas as peças referidas anteriormente fazem parte da rubrica de domingo à tarde “Em Família”. Ainda no dia 25, durante a manhã, há lugar a duas sessões de teatro para bebés, às 10h00 e às 12h00 (dos 3 meses aos 3 anos), da peça “Ateliê suja, pinta e brinca”, pela Marias Catrapumbas.
No que respeita à restante programação de teatro, no dia 24, às 21h30, sobe a palco a peça “O Estrangeiro” uma coprodução CTB – Companhia de Teatro de Braga e AKROAMA – Teatro Stabile di Innovazione e Ricerca della Sardegna. Nos dias 27 e 28 de junho, às 21h30 e 14h30, respetivamente, é a vez da Barcelos Sénior apresentar a peça “O Doente Imaginário”. Já no dia 30 de junho, a proposta de espetáculo pertence ao IAESM, que leva a palco um “Casamento por encomenda”, às 21h30.
Cinema e Música
Em junho, no TGV, há lugar para o cinema. Nos dias 6 e 20, o Cineclube Zoom exibe os filmes “Para Sempre Mulher” e “A Lua Ascendeu” de Kinuyo Tanaka, inseridos no Ciclo de Cinema feito por mulheres. As sessões têm início às 21h30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.
No que respeita à música, o Conservatório de Música de Barcelos traz o espetáculo “Intemporal II”, no dia 7 de junho, enquanto no dia 16, às 16h00, Rui Reininho sobe ao palco do TGV com um espetáculo inserido no ciclo de concertos do ‘triciclo’. No dia 17 de junho, às 22h00, é a vez de Lena D’Água – Produtores Associados atuar do TGV.
Serviço Educativo
Ainda no capítulo de Teatro, a programação de junho reserva os dias 1 e 2 para o Serviço Educativo, com sessões das peças: “Os 3 Porquinhos” e o “Pinóquio”, pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, com duas sessões – 10h30 e 14h30. No dia 14 de junho, às 10h00, é a vez do Plano Nacional de Leitura pelo AEAF – Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, Carla Cortez apresenta, na Igreja do Terço, “Noites de Fado – Canta aquilo que sente na forma do antigamente”, no dia 3 de junho, às 21h30, enquanto, no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, o Paço dos Condes de Barcelos recebe “Indignu”, às 22h00, do dia 9 de junho. No dia 30 de junho, às 22h30, é a vez dos “Solar Corona + Maquina” tocarem na Sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos.
Julho – o mês dos espetáculos ao ar livre
O mês de julho traz ao espaço cénico uma grande variedade de concertos e um espaço privilegiado com os espetáculos no Largo Dr. Martins Lima.
A programação inicia no dia 1 de julho, às 21h30, com a estreia do filme “A Grande Corrida” do barcelense Miguel Gomes.
Espetáculos – Largo Dr. Martins Lima
No dia 11, às 21h30, roda “Mal Viver” e, no dia 18, “Viver Mal” de João Canijo; no dia 25, o filme “Frágil” de Pedro Henrique, todos trazidos pelo Cineclube ZOOM. O dia 27 é dedicado ao Festival de Curtas de Vila do Conde “The Best of Curtas”.
Para os mais novos, estão reservados os dias 2 e 16, com os espetáculos: “Sereias Baleias” por Rui Queiroz de Matos e, no dia 16, “Uma Aventura no Parque” pela Malad’arte.
O teatro para bebés chega no último dia de programação, 30 de julho, com duas sessões: 10h00 e 11h30, com a peça “Para que servem as mãos” pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Música e Teatro
A música regressa ao TGV no dia 13 de julho, às 22h00, com o espetáculo “ILL Considered”, inserido no Ciclo Jazz ao Largo.
Da música para o teatro, chega, no dia 14 de julho, a peça “M’Liberdade” pela Via3, Companhia de Teatro; no dia 26, “A’vós Avós – O Musical” pela Rajada- Projeto Teatral e, no dia 29, “Os Idiotas” pela Terceira Pessoa.
Noutro registo, o stand-up está de regresso ao palco do TGV, desta feita, com Beatriz Gosta que está de regresso ao stand-up com o novo espetáculo “RESORT”, no dia 12 de julho, às 21h30, espetáculo inserido no ciclo das “4.ªs loucas”. Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, através de reserva por e-mail.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694) e através de https://gilvicente.bol.pt/.
A seleção portuguesa empatou com a Suécia 37-37, em jogo da primeira jornada da Ronda Principal do Mundial de andebol, disputado em Oslo, mantendo intactas as aspirações de apuramento para os 'quartos'.
Em reunião ordinária de executivo, foram aprovadas três propostas que ascendem a um valor global de 230 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB” e para que a população sénior do concelho beneficie do projeto “Vencer a idade com Saúde”.
O espetáculo Rottweiler vs Chihuahua, com encenação de Elisabete Pinto, está em cena até 26 de janeiro, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
O Centro Cultural de Paredes de Coura vai acolher, em fevereiro, propostas imperdíveis como a atriz Margarida Vila-Nova a interpretar a versão portuguesa de "À primeira vista", de Suzie Miller, mas também os concertos de Marta Lima e Benjamim.
Perto de 80 profissionais das áreas da saúde e socorro participam num mega simulacro que terá lugar hoje, a partir das 18h00, na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.
Já são conhecidas as transmissões televisivas relativas aos jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade.
A Câmara de Caminha aprovou lançar um concurso público para reabilitar os centros de Saúde de Caminha e de Vila Praia de Âncora pelo valor global de 1,97 milhões de euros.