Logo
Regional

Rui Reininho, Lena D’Água e Beatriz Gosta em Barcelos

18 Maio, 2023 | 13:33
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Rui Reininho, Lena D'Água e Beatriz Gosta são alguns dos nomes fortes da programação do Theatro Gil Vicente para os próximos meses de junho e julho, período de intensa atividade na sala de espetáculos barcelense. Reininho canta a 16 de junho e Lena D’Água a 17. Já Beatriz Gosta atua a 12 de julho.

Programação Infantil

A programação teatral para crianças arranca no dia 4 de junho, às 16h00, com a peça “O Fio da Macaquinha” – teatro para os mais novos, inserida na Comemoração do Dia Mundial da Criança, pela Companhia de Dança de Almada.  No dia 11 de junho, será apresentada a peça “Era uma vez a vida”, com encenação do TPC-Teatro Popular de Carapeços e, no dia 18, é apresentada a peça “Corpo pequenino, olhos de gigante”, pela Teatro Estúdio Fontenova. Mais tarde, a 25 de junho, estreia a peça “Os Músicos de Bremen” pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. Todas as peças referidas anteriormente fazem parte da rubrica de domingo à tarde “Em Família”. Ainda no dia 25, durante a manhã, há lugar a duas sessões de teatro para bebés, às 10h00 e às 12h00 (dos 3 meses aos 3 anos), da peça “Ateliê suja, pinta e brinca”, pela Marias Catrapumbas.

No que respeita à restante programação de teatro, no dia 24, às 21h30, sobe a palco a peça “O Estrangeiro” uma coprodução CTB – Companhia de Teatro de Braga e AKROAMA – Teatro Stabile di Innovazione e Ricerca della Sardegna. Nos dias 27 e 28 de junho, às 21h30 e 14h30, respetivamente, é a vez da Barcelos Sénior apresentar a peça “O Doente Imaginário”. Já no dia 30 de junho, a proposta de espetáculo pertence ao IAESM, que leva a palco um “Casamento por encomenda”, às 21h30.

Cinema e Música

Em junho, no TGV, há lugar para o cinema. Nos dias 6 e 20, o Cineclube Zoom exibe os filmes “Para Sempre Mulher” e “A Lua Ascendeu” de Kinuyo Tanaka, inseridos no Ciclo de Cinema feito por mulheres.  As sessões têm início às 21h30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.

No que respeita à música, o Conservatório de Música de Barcelos traz o espetáculo “Intemporal II”, no dia 7 de junho, enquanto no dia 16, às 16h00, Rui Reininho sobe ao palco do TGV com um espetáculo inserido no ciclo de concertos do ‘triciclo’. No dia 17 de junho, às 22h00, é a vez de Lena D’Água – Produtores Associados atuar do TGV.

Serviço Educativo

Ainda no capítulo de Teatro, a programação de junho reserva os dias 1 e 2 para o Serviço Educativo, com sessões das peças:  “Os 3 Porquinhos” e o “Pinóquio”, pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, com duas sessões – 10h30 e 14h30. No dia 14 de junho, às 10h00, é a vez do Plano Nacional de Leitura pelo AEAF – Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.
Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, Carla Cortez apresenta, na Igreja do Terço, “Noites de Fado – Canta aquilo que sente na forma do antigamente”, no dia 3 de junho, às 21h30, enquanto, no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, o Paço dos Condes de Barcelos recebe “Indignu”, às 22h00, do dia 9 de junho. No dia 30 de junho, às 22h30, é a vez dos “Solar Corona + Maquina” tocarem na Sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

Julho – o mês dos espetáculos ao ar livre

O mês de julho traz ao espaço cénico uma grande variedade de concertos e um espaço privilegiado com os espetáculos no Largo Dr. Martins Lima.

A programação inicia no dia 1 de julho, às 21h30, com a estreia do filme “A Grande Corrida” do barcelense Miguel Gomes.

Espetáculos – Largo Dr. Martins Lima

No dia 11, às 21h30, roda “Mal Viver” e, no dia 18, “Viver Mal” de João Canijo; no dia 25, o filme “Frágil” de Pedro Henrique, todos trazidos pelo Cineclube ZOOM. O dia 27 é dedicado ao Festival de Curtas de Vila do Conde “The Best of Curtas”.
Para os mais novos, estão reservados os dias 2 e 16, com os espetáculos: “Sereias Baleias” por Rui Queiroz de Matos e, no dia 16, “Uma Aventura no Parque” pela Malad’arte.

O teatro para bebés chega no último dia de programação, 30 de julho, com duas sessões: 10h00 e 11h30, com a peça “Para que servem as mãos” pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Música e Teatro

A música regressa ao TGV no dia 13 de julho, às 22h00, com o espetáculo “ILL Considered”, inserido no Ciclo Jazz ao Largo.
Da música para o teatro, chega, no dia 14 de julho, a peça “M’Liberdade” pela Via3, Companhia de Teatro; no dia 26, “A’vós Avós – O Musical” pela Rajada- Projeto Teatral e, no dia 29, “Os Idiotas” pela Terceira Pessoa.

Noutro registo, o stand-up está de regresso ao palco do TGV, desta feita, com Beatriz Gosta que está de regresso ao stand-up com o novo espetáculo “RESORT”, no dia 12 de julho, às 21h30, espetáculo inserido no ciclo das “4.ªs loucas”. Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, através de reserva por e-mail.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694) e através de https://gilvicente.bol.pt/.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.