O atual presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, é o candidato do PS àquela autarquia do distrito de Viana do Castelo nas eleições de 2025, revelou a concelhia socialista.
Em comunicado, a Comissão Política do PS de Caminha diz que indicou Rui Lages como candidato às próximas autárquicas, “por unanimidade e aclamação”.
Esta será a primeira vez que Rui Lages vai a votos para o cargo de presidente da autarquia, já que nas autárquicas de 2021 o candidato foi Miguel Alves, que abandonaria a presidência para assumir uma secretaria de Estado no governo de António Costa (PS), deixando a Câmara de Caminha nas mãos do ‘vice’.
Citado no comunicado, Rui Lages diz que pretende encabeçar “um projeto político sólido, que não contará apenas com militantes do PS, mas também com a comunidade civil”.
O socialista promete uma candidatura aberta, pluralista, democrática e de respeito pelos ideais de Abril, procurando fomentar o diálogo e a participação cidadã, garantindo que as decisões municipais sejam tomadas de forma inclusiva e eficaz”.
“Connosco a população do concelho de Caminha sabe que a Câmara é de todos e para todos, onde ninguém fica para trás, com a proximidade na ação”, afirmou.
Em causa está “não apenas um projeto político, mas um movimento cívico em favor das nossas gentes, da nossa terra, do nosso futuro”, diz o atual presidente da Câmara de Caminha.
O PS de Caminha assinala a “experiência consolidada de gestão autárquica” e o “trabalho notório” do autarca, nomeadamente por conseguir “por duas vezes a descida do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] e uma baixa no IRS e na derrama”.
A par disso, os socialistas destacam “a descida da dívida global” do município.
“A proximidade à população foi um dos pontos fortes que os militantes apontaram a Rui Lages. Um homem da terra, filho do concelho, com um foco permanente no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do concelho”.
De acordo com a concelhia, “o principal compromisso assumido foi o de representar os interesses da comunidade de forma responsável, transparente e com um objetivo firme para com o desenvolvimento local”.
Natural de Caminha, Rui Lages tem 36 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e mestre em Direito Criminal pela Universidade Católica.
A APPACDM de Viana do Castelo marcou presença de forma dominante na Zona de Qualificação 1 do 4.º Campeonato Nacional de Boccia DI, conquistando os dois primeiros lugares do pódio e garantindo três equipas na fase final da competição.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para um agravamento significativo das condições meteorológicas em Viana do Castelo a partir de hoje, quinta-feira, devido à passagem da depressão Ingrid sobre o território continental.
O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.