O atual presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, é o candidato do PS àquela autarquia do distrito de Viana do Castelo nas eleições de 2025, revelou a concelhia socialista.
Em comunicado, a Comissão Política do PS de Caminha diz que indicou Rui Lages como candidato às próximas autárquicas, “por unanimidade e aclamação”.
Esta será a primeira vez que Rui Lages vai a votos para o cargo de presidente da autarquia, já que nas autárquicas de 2021 o candidato foi Miguel Alves, que abandonaria a presidência para assumir uma secretaria de Estado no governo de António Costa (PS), deixando a Câmara de Caminha nas mãos do ‘vice’.
Citado no comunicado, Rui Lages diz que pretende encabeçar “um projeto político sólido, que não contará apenas com militantes do PS, mas também com a comunidade civil”.
O socialista promete uma candidatura aberta, pluralista, democrática e de respeito pelos ideais de Abril, procurando fomentar o diálogo e a participação cidadã, garantindo que as decisões municipais sejam tomadas de forma inclusiva e eficaz”.
“Connosco a população do concelho de Caminha sabe que a Câmara é de todos e para todos, onde ninguém fica para trás, com a proximidade na ação”, afirmou.
Em causa está “não apenas um projeto político, mas um movimento cívico em favor das nossas gentes, da nossa terra, do nosso futuro”, diz o atual presidente da Câmara de Caminha.
O PS de Caminha assinala a “experiência consolidada de gestão autárquica” e o “trabalho notório” do autarca, nomeadamente por conseguir “por duas vezes a descida do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] e uma baixa no IRS e na derrama”.
A par disso, os socialistas destacam “a descida da dívida global” do município.
“A proximidade à população foi um dos pontos fortes que os militantes apontaram a Rui Lages. Um homem da terra, filho do concelho, com um foco permanente no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do concelho”.
De acordo com a concelhia, “o principal compromisso assumido foi o de representar os interesses da comunidade de forma responsável, transparente e com um objetivo firme para com o desenvolvimento local”.
Natural de Caminha, Rui Lages tem 36 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e mestre em Direito Criminal pela Universidade Católica.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.