O atual presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, é o candidato do PS àquela autarquia do distrito de Viana do Castelo nas eleições de 2025, revelou a concelhia socialista.
Em comunicado, a Comissão Política do PS de Caminha diz que indicou Rui Lages como candidato às próximas autárquicas, “por unanimidade e aclamação”.
Esta será a primeira vez que Rui Lages vai a votos para o cargo de presidente da autarquia, já que nas autárquicas de 2021 o candidato foi Miguel Alves, que abandonaria a presidência para assumir uma secretaria de Estado no governo de António Costa (PS), deixando a Câmara de Caminha nas mãos do ‘vice’.
Citado no comunicado, Rui Lages diz que pretende encabeçar “um projeto político sólido, que não contará apenas com militantes do PS, mas também com a comunidade civil”.
O socialista promete uma candidatura aberta, pluralista, democrática e de respeito pelos ideais de Abril, procurando fomentar o diálogo e a participação cidadã, garantindo que as decisões municipais sejam tomadas de forma inclusiva e eficaz”.
“Connosco a população do concelho de Caminha sabe que a Câmara é de todos e para todos, onde ninguém fica para trás, com a proximidade na ação”, afirmou.
Em causa está “não apenas um projeto político, mas um movimento cívico em favor das nossas gentes, da nossa terra, do nosso futuro”, diz o atual presidente da Câmara de Caminha.
O PS de Caminha assinala a “experiência consolidada de gestão autárquica” e o “trabalho notório” do autarca, nomeadamente por conseguir “por duas vezes a descida do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] e uma baixa no IRS e na derrama”.
A par disso, os socialistas destacam “a descida da dívida global” do município.
“A proximidade à população foi um dos pontos fortes que os militantes apontaram a Rui Lages. Um homem da terra, filho do concelho, com um foco permanente no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do concelho”.
De acordo com a concelhia, “o principal compromisso assumido foi o de representar os interesses da comunidade de forma responsável, transparente e com um objetivo firme para com o desenvolvimento local”.
Natural de Caminha, Rui Lages tem 36 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e mestre em Direito Criminal pela Universidade Católica.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.