Logo
Regional

Rui Lages reuniu com a Secretária de Estado das Pescas e pediu-lhe “transparência” e “auscultação”

9 Maio, 2023 | 17:18
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, reuniu ontem com a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, em Lisboa, por forma a expor à governante as preocupações da comunidade piscatória do concelho de Caminha, quanto à delimitação das zonas de exclusão para a implementação de um parque eólico ao largo da costa de Caminha e Viana do Castelo. Do encontro ficou ainda garantida uma linha de diálogo aberta e permanente com o Governo.

O presidente da Câmara Municipal referiu que “estamos cientes da necessidade em procurar novos meios alternativos de produção de energia, mais limpa e menos dependente das energias fósseis. Temos de garantir uma maior sustentabilidade ambiental e fazer uma transição para uma economia hipocarbónica, mais eficiente na utilização dos recursos, mas esta transição não pode ser a todo o custo, tendo de se salvaguardar todos os outros interesses económicos locais, desde logo a economia gerada pela atividade da pesca, a salvaguarda da indústria do turismo e do nosso património ambiental e cultural.”

De acordo com a autarquia, na reunião ficou ainda patente a necessidade de se acautelar os interesses da pesca e dos pescadores, da náutica de recreio e das empresas marítimo turísticas. “A pesca no concelho de Caminha é uma das atividades com maior relevância e impacto quer na economia local quer na sua vertente social”, frisou.

Rui Lages expôs um conjunto de matérias que têm vindo a preocupar as Associações de Pescadores de Caminha e de Vila Praia de Âncora, fruto das diversas reuniões havidas, por forma a que se encontrem os necessários equilíbrios. “Salvaguardar os interesses dos nossos homens do mar é ponto fundamental para que todo este processo possa decorrer com a maior serenidade possível exigindo-se transparência, auscultação e proximidade na ação e nas tomadas de decisão”, sublinhou Rui Lages.

Segundo a Câmara Municipal de Caminha, a secretária de Estado das Pescas reafirmou o seu empenho em ser porta-voz das preocupações dos pescadores junto do Governo, garantindo ao presidente da Câmara Municipal de Caminha uma linha de diálogo aberta e permanente.

No dia 18 de maio, pelas 12h00, realizar-se-á uma sessão de esclarecimento sobre o Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore, no auditório do Museu Municipal de Caminha, que contará com a presença do Diretor Geral da DGRM, José Simão.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.