O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, reuniu ontem com a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, em Lisboa, por forma a expor à governante as preocupações da comunidade piscatória do concelho de Caminha, quanto à delimitação das zonas de exclusão para a implementação de um parque eólico ao largo da costa de Caminha e Viana do Castelo. Do encontro ficou ainda garantida uma linha de diálogo aberta e permanente com o Governo.
O presidente da Câmara Municipal referiu que “estamos cientes da necessidade em procurar novos meios alternativos de produção de energia, mais limpa e menos dependente das energias fósseis. Temos de garantir uma maior sustentabilidade ambiental e fazer uma transição para uma economia hipocarbónica, mais eficiente na utilização dos recursos, mas esta transição não pode ser a todo o custo, tendo de se salvaguardar todos os outros interesses económicos locais, desde logo a economia gerada pela atividade da pesca, a salvaguarda da indústria do turismo e do nosso património ambiental e cultural.”
De acordo com a autarquia, na reunião ficou ainda patente a necessidade de se acautelar os interesses da pesca e dos pescadores, da náutica de recreio e das empresas marítimo turísticas. “A pesca no concelho de Caminha é uma das atividades com maior relevância e impacto quer na economia local quer na sua vertente social”, frisou.
Rui Lages expôs um conjunto de matérias que têm vindo a preocupar as Associações de Pescadores de Caminha e de Vila Praia de Âncora, fruto das diversas reuniões havidas, por forma a que se encontrem os necessários equilíbrios. “Salvaguardar os interesses dos nossos homens do mar é ponto fundamental para que todo este processo possa decorrer com a maior serenidade possível exigindo-se transparência, auscultação e proximidade na ação e nas tomadas de decisão”, sublinhou Rui Lages.
Segundo a Câmara Municipal de Caminha, a secretária de Estado das Pescas reafirmou o seu empenho em ser porta-voz das preocupações dos pescadores junto do Governo, garantindo ao presidente da Câmara Municipal de Caminha uma linha de diálogo aberta e permanente.
No dia 18 de maio, pelas 12h00, realizar-se-á uma sessão de esclarecimento sobre o Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore, no auditório do Museu Municipal de Caminha, que contará com a presença do Diretor Geral da DGRM, José Simão.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.
Com os olhos postos no futuro e na excelência desportiva, a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo celebra esta sexta-feira o seu 14.º aniversário, reforçando o compromisso com a formação de excelência e a valorização do desporto nacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou uma nova plataforma para permitir as inscrições para as Férias de Verão da autarquia, tornando todo o processo mais fácil, justo e rápido.