Mais de um mês passou desde as declarações do ministro da Agricultura e Pescas, que afirmava lançar o concurso público para as dragagens no Porto de Mar de Vila Praia de Âncora no mês de janeiro, não havendo até à presente data conhecimento de que esse concurso tivesse sido lançado.
O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, considera que “é gravíssima a atual situação em que se encontra o Porto de Mar de Vila Praia de Âncora. Não tivemos dragagens em 2024, por mera inércia do Governo, e estamos a ficar verdadeiramente preocupados com o andamento lento, quase que parado, do concurso para a dragagem de 2025, que deveria estar a tirar areia do nosso porto de mar já em abril”.
O autarca refere ainda que “por isso mesmo, ainda hoje insisti junto do Senhor Ministro para saber o ponto de situação das dragagens. Há um compromisso público assumido e só espero que a palavra seja para ser honrada. Há muitos pescadores, muitas famílias, muita economia local que depende desta intervenção. Precisamos de ação no terreno, precisamos desta dragagem como de pão para a boca. Ontem, já era tarde”.
De recordar que o ministro da Agricultura e Pescas e a secretária de Estado das Pescas estiveram no Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, onde se comprometeram com a execução das dragagens e com a requalificação do Porto de Mar.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).
A Fortaleza de Valença voltou a encher-se de vida e história, com a realização da edição 2025 do Mercado Medieval – Valença na Rota da História.
Após alguns dias de instabilidade meteorológica, os vianenses podem finalmente preparar-se para um fim de semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A previsão aponta para céu parcialmente nublado na sexta-feira, abertas no sábado e muito sol no domingo, com máximas a rondar os 24 °C.
O Souto de Santa Marta, em Santa Marta de Portuzelo, será palco, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, do “Brasas e Marés – Festival Gastronómico”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.
No próximo dia 4 de outubro, às 21h30, o Auditório do Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe o consagrado ator António Capelo com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo intimista com texto e direção de Zeferino Mota.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) assinalou esta terça-feira o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com a realização do evento “Unidos pela Vida”, dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.