Logo
Regional

Rui Lages quer requalificar também as “três casas que pertencem ao ICNF” em Caminha

3 Janeiro, 2024 | 16:08
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, deixou um desafio ao governo para que as três casas do concelho que pertencem ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) possam vir a ser requalificadas e a servir a população. O apelo surgiu, esta manhã, durante a visita de Marina Gonçalves, ministra da habitação, ao Bairro dos Pescadores, em Caminha. 

“Não posso deixar de elogiar esta atitude do Estado em querer alocar o seu património ao serviço da população. Por isso, permitam-me aqui lançar ainda um desafio. Temos três casas que pertencem ao ICNF, junto à Mata Nacional do Camarido, numa zona nobre e na entrada da vila de Caminha. Gostaríamos também de ver essas casas requalificadas e que pudessem servir a nossa população. Dar um uso habitacional a esse mesmo complexo”, salientou Rui Lages.

Marina Gonçalves esteve esta manhã, em Caminha, onde visitou o Bairro dos Pescadores e os edifícios devolutos localizados na Estação de Caminhos de Ferro.  A acompanhar a ministra da Habitação esteve além do presidente da Câmara de Caminha, entre outros, António Leitão, presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e Carlos Fernandes, presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP) Património.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas

“Hoje, essas casas passarão a ter nova vida”

Depois da visita aos locais referidos, teve lugar uma cerimónia protocolar na Biblioteca Municipal de Caminha onde decorreu a assinatura da transferência da gestão de imóveis da IP Património para o IHRU, cujo documento foi assinado por Carlos Fernandes e António Leitão e ainda foram celebrados dois contratos de arrendamento para habitação permanente, no Bairro dos Pescadores, em Caminha, entre o IHRU, dono e legítimo proprietário dos imóveis, e o Município de Caminha.

A celebração destes contratos permitirá ao Município, a possibilidade de subarrendamento a agregados em situação de carência habitacional.

“Temos na vila de Caminha duas casas, que pertencem às Infraestruturas de Portugal que estão devolutas, abandonadas e sem fim atribuído. Hoje, essas casas passarão a ter nova vida. Serão reabilitadas e serão colocadas no mercado habitacional, por forma a aumentarmos o parque público habitacional no nosso concelho”, reforçou Rui Lages.

Sobre o desafio lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha, relativamente à transferência das casas pertencentes ao ICNF, o presidente do Conselho Diretivo do IHRU respondeu já existir um acordo com o ICNF faltando a sua respetiva formalização.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.

Regional 11 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo realiza 17 detenções e regista 77 acidentes em uma semana

A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Benfica impõe-se ao campeão italiano e relança ambições na Liga dos Campeões

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.