Logo
Regional

Rui Lages quer requalificar também as “três casas que pertencem ao ICNF” em Caminha

3 Janeiro, 2024 | 16:08
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, deixou um desafio ao governo para que as três casas do concelho que pertencem ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) possam vir a ser requalificadas e a servir a população. O apelo surgiu, esta manhã, durante a visita de Marina Gonçalves, ministra da habitação, ao Bairro dos Pescadores, em Caminha. 

“Não posso deixar de elogiar esta atitude do Estado em querer alocar o seu património ao serviço da população. Por isso, permitam-me aqui lançar ainda um desafio. Temos três casas que pertencem ao ICNF, junto à Mata Nacional do Camarido, numa zona nobre e na entrada da vila de Caminha. Gostaríamos também de ver essas casas requalificadas e que pudessem servir a nossa população. Dar um uso habitacional a esse mesmo complexo”, salientou Rui Lages.

Marina Gonçalves esteve esta manhã, em Caminha, onde visitou o Bairro dos Pescadores e os edifícios devolutos localizados na Estação de Caminhos de Ferro.  A acompanhar a ministra da Habitação esteve além do presidente da Câmara de Caminha, entre outros, António Leitão, presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e Carlos Fernandes, presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP) Património.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas

“Hoje, essas casas passarão a ter nova vida”

Depois da visita aos locais referidos, teve lugar uma cerimónia protocolar na Biblioteca Municipal de Caminha onde decorreu a assinatura da transferência da gestão de imóveis da IP Património para o IHRU, cujo documento foi assinado por Carlos Fernandes e António Leitão e ainda foram celebrados dois contratos de arrendamento para habitação permanente, no Bairro dos Pescadores, em Caminha, entre o IHRU, dono e legítimo proprietário dos imóveis, e o Município de Caminha.

A celebração destes contratos permitirá ao Município, a possibilidade de subarrendamento a agregados em situação de carência habitacional.

“Temos na vila de Caminha duas casas, que pertencem às Infraestruturas de Portugal que estão devolutas, abandonadas e sem fim atribuído. Hoje, essas casas passarão a ter nova vida. Serão reabilitadas e serão colocadas no mercado habitacional, por forma a aumentarmos o parque público habitacional no nosso concelho”, reforçou Rui Lages.

Sobre o desafio lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha, relativamente à transferência das casas pertencentes ao ICNF, o presidente do Conselho Diretivo do IHRU respondeu já existir um acordo com o ICNF faltando a sua respetiva formalização.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.

Regional 23 Dezembro, 2025

Darque recebe investimento de 935 mil euros para requalificação do centro de saúde

O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.