Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, deixou um desafio ao governo para que as três casas do concelho que pertencem ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) possam vir a ser requalificadas e a servir a população. O apelo surgiu, esta manhã, durante a visita de Marina Gonçalves, ministra da habitação, ao Bairro dos Pescadores, em Caminha.
“Não posso deixar de elogiar esta atitude do Estado em querer alocar o seu património ao serviço da população. Por isso, permitam-me aqui lançar ainda um desafio. Temos três casas que pertencem ao ICNF, junto à Mata Nacional do Camarido, numa zona nobre e na entrada da vila de Caminha. Gostaríamos também de ver essas casas requalificadas e que pudessem servir a nossa população. Dar um uso habitacional a esse mesmo complexo”, salientou Rui Lages.
Marina Gonçalves esteve esta manhã, em Caminha, onde visitou o Bairro dos Pescadores e os edifícios devolutos localizados na Estação de Caminhos de Ferro. A acompanhar a ministra da Habitação esteve além do presidente da Câmara de Caminha, entre outros, António Leitão, presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e Carlos Fernandes, presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP) Património.

Depois da visita aos locais referidos, teve lugar uma cerimónia protocolar na Biblioteca Municipal de Caminha onde decorreu a assinatura da transferência da gestão de imóveis da IP Património para o IHRU, cujo documento foi assinado por Carlos Fernandes e António Leitão e ainda foram celebrados dois contratos de arrendamento para habitação permanente, no Bairro dos Pescadores, em Caminha, entre o IHRU, dono e legítimo proprietário dos imóveis, e o Município de Caminha.
A celebração destes contratos permitirá ao Município, a possibilidade de subarrendamento a agregados em situação de carência habitacional.
“Temos na vila de Caminha duas casas, que pertencem às Infraestruturas de Portugal que estão devolutas, abandonadas e sem fim atribuído. Hoje, essas casas passarão a ter nova vida. Serão reabilitadas e serão colocadas no mercado habitacional, por forma a aumentarmos o parque público habitacional no nosso concelho”, reforçou Rui Lages.
Sobre o desafio lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha, relativamente à transferência das casas pertencentes ao ICNF, o presidente do Conselho Diretivo do IHRU respondeu já existir um acordo com o ICNF faltando a sua respetiva formalização.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.