O Benfica vai a votos novamente. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência do clube encarnado numa segunda volta, marcada para 8 de novembro, depois de nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria absoluta nas eleições realizadas no sábado.
Segundo os resultados divulgados pelo clube, Rui Costa, atual presidente em exercício, foi o mais votado, com 42,13% das preferências, seguido de João Noronha Lopes, que recolheu 30,26% dos votos.
Ficaram de fora da corrida Luís Filipe Vieira (13,86%), João Diogo Manteigas (11,48%), Martim Mayer (2,10%) e Cristóvão Carvalho (0,18%).
O ato eleitoral ficou marcado por uma afluência histórica: 85.710 sócios exerceram o direito de voto — o que corresponde a 1.767.676 votos —, mais do dobro do registado nas eleições de 2021, que haviam levado Rui Costa à presidência. O Benfica assinalou ainda que se tratou do maior número de votantes de sempre num clube desportivo a nível mundial.
Além da presidência, a segunda volta servirá também para definir os restantes órgãos sociais do clube. As listas G (de Rui Costa) e F (de Noronha Lopes) foram as mais votadas em todas as categorias, mas nenhuma obteve maioria absoluta.
Na Mesa da Assembleia Geral, a lista G, encabeçada por José Pereira da Costa, reuniu 43,01% dos votos, contra 29,75% da lista F, liderada por Gonçalo Almeida Ribeiro.
Para o Conselho Fiscal, a vantagem foi mais curta: 38,69% para a lista G, com Raul Fernando Martins, contra 37,94% para a lista F, de António Bagão Félix.
Já na Comissão de Remunerações, a lista de Rui Costa, liderada por Eduardo Stock da Cunha, recolheu 45,17%, enquanto a de Noronha Lopes, encabeçada por João Moreira Rato, ficou pelos 34,84%.
As eleições no Benfica voltam assim a mobilizar o universo encarnado, com os sócios chamados às urnas dentro de duas semanas para decidir o rumo do clube no próximo quadriénio (2025-2029).
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).