Este sábado, no coração do Centro Histórico de Caminha, a “Rua Direita” é ponto de encontro do Carnaval a Norte. Os bares After Eight Galeria Bar, Camino Caffè, Carga D’Água, Matriz Bar, Q Bar e Club Alfândega estão prontos para uma grande noite de folia carnavalesca, prometem muita animação e muitas surpresas.
O Carnaval tem na sua génese a ideia de festa, de máscaras, de folia, de convívio e animação na rua. E este ano, a mais famosa Rua de Caminha, a Rua Direita, é o epicentro do Carnaval. É já este sábado que, a Rua que atravessa o Centro Histórico, da Torre do Relógio quase até às margens do Rio Minho, espera muita gente, disposta a divertir-se. Assegurada está a animação, em cada bar, mas sobretudo ao longo da Rua Direita, uma rua já de si emblemática, com muito para admirar, desde a originalidade das casas, a revelar fachadas artísticas, as varandas com elementos arquitetónicos interessantíssimos, enfim, uma rua com vida, com muita vida e com estabelecimentos que oferecem a modernidade da movida, mas que também contam histórias e estão à espera dos foliões.
A novidade do Carnaval em Caminha, este ano, é precisamente “Rua Direita”, uma aposta consolidada pela tradição dos bares, conhecidos pela originalidade que carateriza cada um deles, sendo a diversão garantida o ponto que as une, além da Rua, claro.
O Carnaval em Caminha é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e comerciantes do concelho de Caminha.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.