A partir deste mês de setembro, a iniciativa Rua a Brincar está de volta para dinamizar semanalmente sessões de brincadeira livre em diversos espaços da cidade. O projeto que incentiva a brincadeira nas ruas da cidade de Viana do Castelo volta a promover todas as semanas sessões de brincadeira ao ar livre em quatro espaços, assim como o já habitual Playday Família que se realiza no último domingo de cada mês.
Assim, o Município de Viana do Castelo convida todas as crianças a participarem, sempre de forma gratuita, de segunda a quinta-feira, nestas sessões que se realizam entre as 17h00 e as 19h00 nos seguintes locais: segundas-feiras, Abelheira – Rua Leandro Quintas Neves; terças-feiras, Cabedelo – Rua de Nossa Srª. das Areias; quartas-feiras, Monserrate – Largo Luís Filipe; e quintas-feiras, Darque – Rua Cidade Nova.
Já o Playday Família acontece no Jardim da Marina, entre as 10h00 e as 13h00, no último domingo de cada mês, numa iniciativa para miúdos e graúdos.
A Câmara Municipal tem sido, desde a primeira hora, parceira no projeto “Rua a Brincar”, uma iniciativa de sensibilização e ação para que as crianças voltem a brincar livremente e em segurança na rua.
O “Rua a Brincar” iniciou a 14 de junho de 2021 como projeto-piloto em dois locais de Viana do Castelo: na Abelheira às segundas-feiras e em Monserrate às quartas-feiras. Foram realizadas 12 sessões, abrangendo 192 crianças. O projeto-piloto terminou a 21 de julho e, devido ao feedback positivo, deu-se continuidade em agosto e setembro do mesmo ano ao projeto.
Após os três meses de implementação da iniciativa tornou-se evidente o impacto positivo que a brincadeira livre tem nas crianças e o quão importante é ser-lhes permitido e possibilitado tal atividade fora de quatro paredes. Desde então, o decidiu-se a a continuidade deste projeto em 2022, promovendo assim hábitos de vida saudáveis durante todo o ano, faça sol ou faça chuva.
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.