Logo
Regional

Rotary Club de Ponte da Barca promove colóquio sobre Fernão de Magalhães

6 Setembro, 2022 | 12:56
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

“Nos 500 anos da chegada da ‘Victoria’: Viagem pela Vida, Obra e Legado de Magalhães” é o tema de um colóquio aberto ao público, que o Rotary Club de Ponte da Barca promove, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro.

O evento tem o apoio da Câmara Municipal e está agendado para as 21.30 horas, no Auditório Municipal – Casa de Santo António do Buraquinho, com a intervenção de fundo a cargo de Luís Arezes, presidente do Clube.

A pretexto dos 500 anos da conclusão daquela que ficaria para a História como a primeira viagem de circum-navegação em continuidade, com a chegada a Sevilha da única nau sobrevivente da “Armada da Especiaria”, no dia 8 de setembro de 1522, pretende-se, com esta iniciativa, avivar a memória da vida e da obra desta vulto da Humanidade, que foi o organizador e capitão-geral de uma odisseia que alterou o conhecimento e redesenhou o “mapa mundi” que ainda hoje temos.

Outro aspeto a ser explorado tem a ver com o legado científico, cultural, civilizacional da epopeia de Magalhães, um herói em cujas veias correia sangue da linhagem dos Magalhães, com origem na freguesia de Paço Vedro de Magalhães, havendo mesmo vários historiadores que defendem como muito provável o seu nascimento na Ribeira Lima, nomeadamente, na Terra na Nóbrega, atual Ponte da Barca.

Para os Rotários Barquenses, a universalidade da gesta de Magalhães convoca para a missão do Movimento Rotário, que pensa e trabalha à escala global, empenhando-se, entre outras dimensões, na aproximação das pessoas e dos povos, em nome da paz e da compreensão mundiais.

No dia seguinte à passagem dos 500 anos da conclusão da viagem, faz, por isso, todo o sentido falar-se deste extraordinário homem global, que abraçou povos e uniu continentes, oferecendo à Humanidade a verdadeira dimensão do planeta que habitamos.

Luís Arezes é professor dos Ensinos Básico e Secundário, dedicando-se ainda ao estudo e divulgação da História Local. No dia 27 de abril de 2020 – assinalando o aniversário do navegador e descobridor –, publicou o livro digital “Fernão de Magalhães – Celebrando o V centenário da viagem”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.