Logo
Regional

Rotary Club de Ponte da Barca promove colóquio sobre Fernão de Magalhães

6 Setembro, 2022 | 12:56
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

“Nos 500 anos da chegada da ‘Victoria’: Viagem pela Vida, Obra e Legado de Magalhães” é o tema de um colóquio aberto ao público, que o Rotary Club de Ponte da Barca promove, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro.

O evento tem o apoio da Câmara Municipal e está agendado para as 21.30 horas, no Auditório Municipal – Casa de Santo António do Buraquinho, com a intervenção de fundo a cargo de Luís Arezes, presidente do Clube.

A pretexto dos 500 anos da conclusão daquela que ficaria para a História como a primeira viagem de circum-navegação em continuidade, com a chegada a Sevilha da única nau sobrevivente da “Armada da Especiaria”, no dia 8 de setembro de 1522, pretende-se, com esta iniciativa, avivar a memória da vida e da obra desta vulto da Humanidade, que foi o organizador e capitão-geral de uma odisseia que alterou o conhecimento e redesenhou o “mapa mundi” que ainda hoje temos.

Outro aspeto a ser explorado tem a ver com o legado científico, cultural, civilizacional da epopeia de Magalhães, um herói em cujas veias correia sangue da linhagem dos Magalhães, com origem na freguesia de Paço Vedro de Magalhães, havendo mesmo vários historiadores que defendem como muito provável o seu nascimento na Ribeira Lima, nomeadamente, na Terra na Nóbrega, atual Ponte da Barca.

Para os Rotários Barquenses, a universalidade da gesta de Magalhães convoca para a missão do Movimento Rotário, que pensa e trabalha à escala global, empenhando-se, entre outras dimensões, na aproximação das pessoas e dos povos, em nome da paz e da compreensão mundiais.

No dia seguinte à passagem dos 500 anos da conclusão da viagem, faz, por isso, todo o sentido falar-se deste extraordinário homem global, que abraçou povos e uniu continentes, oferecendo à Humanidade a verdadeira dimensão do planeta que habitamos.

Luís Arezes é professor dos Ensinos Básico e Secundário, dedicando-se ainda ao estudo e divulgação da História Local. No dia 27 de abril de 2020 – assinalando o aniversário do navegador e descobridor –, publicou o livro digital “Fernão de Magalhães – Celebrando o V centenário da viagem”.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.