Logo
Regional

Rotary Club de Ponte da Barca promove colóquio sobre Fernão de Magalhães

6 Setembro, 2022 | 12:56
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

“Nos 500 anos da chegada da ‘Victoria’: Viagem pela Vida, Obra e Legado de Magalhães” é o tema de um colóquio aberto ao público, que o Rotary Club de Ponte da Barca promove, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro.

O evento tem o apoio da Câmara Municipal e está agendado para as 21.30 horas, no Auditório Municipal – Casa de Santo António do Buraquinho, com a intervenção de fundo a cargo de Luís Arezes, presidente do Clube.

A pretexto dos 500 anos da conclusão daquela que ficaria para a História como a primeira viagem de circum-navegação em continuidade, com a chegada a Sevilha da única nau sobrevivente da “Armada da Especiaria”, no dia 8 de setembro de 1522, pretende-se, com esta iniciativa, avivar a memória da vida e da obra desta vulto da Humanidade, que foi o organizador e capitão-geral de uma odisseia que alterou o conhecimento e redesenhou o “mapa mundi” que ainda hoje temos.

Outro aspeto a ser explorado tem a ver com o legado científico, cultural, civilizacional da epopeia de Magalhães, um herói em cujas veias correia sangue da linhagem dos Magalhães, com origem na freguesia de Paço Vedro de Magalhães, havendo mesmo vários historiadores que defendem como muito provável o seu nascimento na Ribeira Lima, nomeadamente, na Terra na Nóbrega, atual Ponte da Barca.

Para os Rotários Barquenses, a universalidade da gesta de Magalhães convoca para a missão do Movimento Rotário, que pensa e trabalha à escala global, empenhando-se, entre outras dimensões, na aproximação das pessoas e dos povos, em nome da paz e da compreensão mundiais.

No dia seguinte à passagem dos 500 anos da conclusão da viagem, faz, por isso, todo o sentido falar-se deste extraordinário homem global, que abraçou povos e uniu continentes, oferecendo à Humanidade a verdadeira dimensão do planeta que habitamos.

Luís Arezes é professor dos Ensinos Básico e Secundário, dedicando-se ainda ao estudo e divulgação da História Local. No dia 27 de abril de 2020 – assinalando o aniversário do navegador e descobridor –, publicou o livro digital “Fernão de Magalhães – Celebrando o V centenário da viagem”.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.