“Nos 500 anos da chegada da ‘Victoria’: Viagem pela Vida, Obra e Legado de Magalhães” é o tema de um colóquio aberto ao público, que o Rotary Club de Ponte da Barca promove, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro.
O evento tem o apoio da Câmara Municipal e está agendado para as 21.30 horas, no Auditório Municipal – Casa de Santo António do Buraquinho, com a intervenção de fundo a cargo de Luís Arezes, presidente do Clube.
A pretexto dos 500 anos da conclusão daquela que ficaria para a História como a primeira viagem de circum-navegação em continuidade, com a chegada a Sevilha da única nau sobrevivente da “Armada da Especiaria”, no dia 8 de setembro de 1522, pretende-se, com esta iniciativa, avivar a memória da vida e da obra desta vulto da Humanidade, que foi o organizador e capitão-geral de uma odisseia que alterou o conhecimento e redesenhou o “mapa mundi” que ainda hoje temos.
Outro aspeto a ser explorado tem a ver com o legado científico, cultural, civilizacional da epopeia de Magalhães, um herói em cujas veias correia sangue da linhagem dos Magalhães, com origem na freguesia de Paço Vedro de Magalhães, havendo mesmo vários historiadores que defendem como muito provável o seu nascimento na Ribeira Lima, nomeadamente, na Terra na Nóbrega, atual Ponte da Barca.
Para os Rotários Barquenses, a universalidade da gesta de Magalhães convoca para a missão do Movimento Rotário, que pensa e trabalha à escala global, empenhando-se, entre outras dimensões, na aproximação das pessoas e dos povos, em nome da paz e da compreensão mundiais.
No dia seguinte à passagem dos 500 anos da conclusão da viagem, faz, por isso, todo o sentido falar-se deste extraordinário homem global, que abraçou povos e uniu continentes, oferecendo à Humanidade a verdadeira dimensão do planeta que habitamos.
Luís Arezes é professor dos Ensinos Básico e Secundário, dedicando-se ainda ao estudo e divulgação da História Local. No dia 27 de abril de 2020 – assinalando o aniversário do navegador e descobridor –, publicou o livro digital “Fernão de Magalhães – Celebrando o V centenário da viagem”.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.