“Nos 500 anos da chegada da ‘Victoria’: Viagem pela Vida, Obra e Legado de Magalhães” é o tema de um colóquio aberto ao público, que o Rotary Club de Ponte da Barca promove, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro.
O evento tem o apoio da Câmara Municipal e está agendado para as 21.30 horas, no Auditório Municipal – Casa de Santo António do Buraquinho, com a intervenção de fundo a cargo de Luís Arezes, presidente do Clube.
A pretexto dos 500 anos da conclusão daquela que ficaria para a História como a primeira viagem de circum-navegação em continuidade, com a chegada a Sevilha da única nau sobrevivente da “Armada da Especiaria”, no dia 8 de setembro de 1522, pretende-se, com esta iniciativa, avivar a memória da vida e da obra desta vulto da Humanidade, que foi o organizador e capitão-geral de uma odisseia que alterou o conhecimento e redesenhou o “mapa mundi” que ainda hoje temos.
Outro aspeto a ser explorado tem a ver com o legado científico, cultural, civilizacional da epopeia de Magalhães, um herói em cujas veias correia sangue da linhagem dos Magalhães, com origem na freguesia de Paço Vedro de Magalhães, havendo mesmo vários historiadores que defendem como muito provável o seu nascimento na Ribeira Lima, nomeadamente, na Terra na Nóbrega, atual Ponte da Barca.
Para os Rotários Barquenses, a universalidade da gesta de Magalhães convoca para a missão do Movimento Rotário, que pensa e trabalha à escala global, empenhando-se, entre outras dimensões, na aproximação das pessoas e dos povos, em nome da paz e da compreensão mundiais.
No dia seguinte à passagem dos 500 anos da conclusão da viagem, faz, por isso, todo o sentido falar-se deste extraordinário homem global, que abraçou povos e uniu continentes, oferecendo à Humanidade a verdadeira dimensão do planeta que habitamos.
Luís Arezes é professor dos Ensinos Básico e Secundário, dedicando-se ainda ao estudo e divulgação da História Local. No dia 27 de abril de 2020 – assinalando o aniversário do navegador e descobridor –, publicou o livro digital “Fernão de Magalhães – Celebrando o V centenário da viagem”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.