A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou esta terça-feira a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira”, criada para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.
O Município juntamente com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública, com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, lançaram a aplicação “Romaria n´Algibeira”.
Esta aplicação móvel vai permitir aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem com mais intensidade entre os dias 14 e 22 de agosto.
Também a informação sobre condicionamentos de trânsito associados, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.
Terá ainda uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas
A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que sendo esta “a maior romaria de todas as romarias” temos “a obrigação de planear cada vez mais e melhor”. “São dias de muita exigência e de muitos constrangimentos que podem ser mitigados para que a nossa mobilidade seja facilitada”, disse.
Por isso mesmo, o autarca apresentou a aplicação como uma “verdadeira desmaterialização da Romaria, de forma plena e em toda a dimensão”. “Teremos, este ano, um reforço significativo dos meios disponíveis, com aumento dos meios de transporte e também com o aumento dos lugares disponíveis para estacionamento”, realçou.
“Queremos garantir melhores condições de mobilidade, de segurança e de comodidade para que todos posam viver a romaria”, concluiu.
Já o Vereador da Cultura e Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, apelou ao “envolvimento cívico” que deve implicar “um planeamento das nossas rotas, da nossa deslocação”, sensibilizando para o civismo de todos na hora do estacionamento “para que esta seja sempre uma festa inclusiva e vivida em plenitude, por todos e para todos”.
Também a Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, admitiu que está “bastante orgulhosa” de um trabalho interno que resultou numa aplicação “que agrega diversa informação útil”.
Assim, a aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contactos de Emergência.
Dentro da mesma, pode encontrar-se na área dedicada ao estacionamento, todos parques de estacionamento, desde parques para autocaravanas (total 444 lugares, aumento de 1750%), parques para autocarros (total 110, representando um acréscimo de 450%), estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
A cidade deverá contar, nestes dias, com 4.505 lugares gratuitos em parques de estacionamento de livre acesso e bolsas de estacionamento.
Estão ainda disponíveis 4.399 lugares de acesso pago. Totaliza, assim, 8.904 lugares de estacionamento, o que representa um acréscimo de 30 % dos lugares disponíveis relativamente aos números habituais.
Nesta aplicação será ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido de 17 a 20 de agosto.
O autocarro da linha de Monserrate circulará das 14h00 às 1h30, repetindo circuito de meia em meia hora. Já o autocarro da linha de Santa Maria Maior irá circular igualmente de trinta em trinta minutos, das 20h00 à 1h30.
Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis (34 lugares disponíveis), paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (com horário alargado para que possa assistir desde Santa Luzia ao Fogo do Campo e à Serenata).
Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, bebedouros (6), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxis.
Já na área da Proteção Civil são indicados os corredores de emergência, farmácias e outras informações úteis.
A aplicação disponibiliza também Contatos de Emergência variados.
Toda a informação disponível em:
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.