A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou esta terça-feira a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira”, criada para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.
O Município juntamente com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública, com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, lançaram a aplicação “Romaria n´Algibeira”.
Esta aplicação móvel vai permitir aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem com mais intensidade entre os dias 14 e 22 de agosto.
Também a informação sobre condicionamentos de trânsito associados, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.
Terá ainda uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas
A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que sendo esta “a maior romaria de todas as romarias” temos “a obrigação de planear cada vez mais e melhor”. “São dias de muita exigência e de muitos constrangimentos que podem ser mitigados para que a nossa mobilidade seja facilitada”, disse.
Por isso mesmo, o autarca apresentou a aplicação como uma “verdadeira desmaterialização da Romaria, de forma plena e em toda a dimensão”. “Teremos, este ano, um reforço significativo dos meios disponíveis, com aumento dos meios de transporte e também com o aumento dos lugares disponíveis para estacionamento”, realçou.
“Queremos garantir melhores condições de mobilidade, de segurança e de comodidade para que todos posam viver a romaria”, concluiu.
Já o Vereador da Cultura e Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, apelou ao “envolvimento cívico” que deve implicar “um planeamento das nossas rotas, da nossa deslocação”, sensibilizando para o civismo de todos na hora do estacionamento “para que esta seja sempre uma festa inclusiva e vivida em plenitude, por todos e para todos”.
Também a Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, admitiu que está “bastante orgulhosa” de um trabalho interno que resultou numa aplicação “que agrega diversa informação útil”.
Assim, a aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contactos de Emergência.
Dentro da mesma, pode encontrar-se na área dedicada ao estacionamento, todos parques de estacionamento, desde parques para autocaravanas (total 444 lugares, aumento de 1750%), parques para autocarros (total 110, representando um acréscimo de 450%), estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
A cidade deverá contar, nestes dias, com 4.505 lugares gratuitos em parques de estacionamento de livre acesso e bolsas de estacionamento.
Estão ainda disponíveis 4.399 lugares de acesso pago. Totaliza, assim, 8.904 lugares de estacionamento, o que representa um acréscimo de 30 % dos lugares disponíveis relativamente aos números habituais.
Nesta aplicação será ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido de 17 a 20 de agosto.
O autocarro da linha de Monserrate circulará das 14h00 às 1h30, repetindo circuito de meia em meia hora. Já o autocarro da linha de Santa Maria Maior irá circular igualmente de trinta em trinta minutos, das 20h00 à 1h30.

Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis (34 lugares disponíveis), paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (com horário alargado para que possa assistir desde Santa Luzia ao Fogo do Campo e à Serenata).
Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, bebedouros (6), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxis.
Já na área da Proteção Civil são indicados os corredores de emergência, farmácias e outras informações úteis.
A aplicação disponibiliza também Contatos de Emergência variados.
Toda a informação disponível em:
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.