A Câmara Municipal de Viana do Castelo ativou hoje a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira” (acesso feito através de código QR) para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.
Mais uma vez, o Município, através das suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
A aplicação “Romaria n´Algibeira” permite, assim, aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem entre 14 e 22 de agosto.
Além dos eventos, obterá informação variada sobre condicionamentos de trânsito associados a cada um, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.
A aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contatos de Emergência. Dentro da mesma, pode encontrar-se uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas.
Na “Romaria n’Algibeira”, na área dedicada ao Estacionamento, o visitante tem informações sobre parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas, parques para autocarros, estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
Durante estes dias, estarão disponíveis 36 parques de estacionamento gratuitos para viaturas ligeiras, 15 parques de estacionamento pagos, 7 parques de autocaravanas e 5 parques para autocarros/BUS.
No que toca a estacionamento para ligeiros, estarão disponíveis cerca de 8.834 lugares: os estacionamentos gratuitos serão 4.505 (reforço de 1.399); o estacionamento pago é de 4.329 lugares (reforço de 710).
Os lugares para autocaravanas foram os que mais aumentaram, com um acréscimo na ordem dos 2.062%, passando de 21 lugares oficiais para 454 (reforço de 433).
Os lugares de estacionamento para autocarros também sofrem, estes dias, um aumento de 450%, passando dos habitais 20 para 110 (reforço de 90). Também os lugares de táxi são acrescidos em 58%, passando de 26 para 41 (reforço de 15).
Nesta aplicação é ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido dias 16, 17 e 18 de agosto, dividido entre linha de Monserrate (14h00 às 01h30) e linha de Santa Maria Maior (14h00 às 01h30).
Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis, paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (dias 16, 17 e 18 de agosto, o elevador funciona até às 01h00).
Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, corredores de emergência, desfibrilhadores automáticos externos (DAE’s), tenda de rastreio cardiovascular, bebedouros (7), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxi.
Toda a informação está disponível aqui.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.