A Câmara Municipal de Viana do Castelo ativou hoje a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira” (acesso feito através de código QR) para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.
Mais uma vez, o Município, através das suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
A aplicação “Romaria n´Algibeira” permite, assim, aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem entre 14 e 22 de agosto.
Além dos eventos, obterá informação variada sobre condicionamentos de trânsito associados a cada um, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.
A aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contatos de Emergência. Dentro da mesma, pode encontrar-se uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas.
Na “Romaria n’Algibeira”, na área dedicada ao Estacionamento, o visitante tem informações sobre parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas, parques para autocarros, estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
Durante estes dias, estarão disponíveis 36 parques de estacionamento gratuitos para viaturas ligeiras, 15 parques de estacionamento pagos, 7 parques de autocaravanas e 5 parques para autocarros/BUS.
No que toca a estacionamento para ligeiros, estarão disponíveis cerca de 8.834 lugares: os estacionamentos gratuitos serão 4.505 (reforço de 1.399); o estacionamento pago é de 4.329 lugares (reforço de 710).
Os lugares para autocaravanas foram os que mais aumentaram, com um acréscimo na ordem dos 2.062%, passando de 21 lugares oficiais para 454 (reforço de 433).
Os lugares de estacionamento para autocarros também sofrem, estes dias, um aumento de 450%, passando dos habitais 20 para 110 (reforço de 90). Também os lugares de táxi são acrescidos em 58%, passando de 26 para 41 (reforço de 15).
Nesta aplicação é ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido dias 16, 17 e 18 de agosto, dividido entre linha de Monserrate (14h00 às 01h30) e linha de Santa Maria Maior (14h00 às 01h30).
Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis, paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (dias 16, 17 e 18 de agosto, o elevador funciona até às 01h00).
Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, corredores de emergência, desfibrilhadores automáticos externos (DAE’s), tenda de rastreio cardiovascular, bebedouros (7), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxi.
Toda a informação está disponível aqui.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.