A Câmara Municipal de Viana do Castelo ativou hoje a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira” (acesso feito através de código QR) para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.
Mais uma vez, o Município, através das suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
A aplicação “Romaria n´Algibeira” permite, assim, aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem entre 14 e 22 de agosto.
Além dos eventos, obterá informação variada sobre condicionamentos de trânsito associados a cada um, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.
A aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contatos de Emergência. Dentro da mesma, pode encontrar-se uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas.
Na “Romaria n’Algibeira”, na área dedicada ao Estacionamento, o visitante tem informações sobre parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas, parques para autocarros, estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
Durante estes dias, estarão disponíveis 36 parques de estacionamento gratuitos para viaturas ligeiras, 15 parques de estacionamento pagos, 7 parques de autocaravanas e 5 parques para autocarros/BUS.
No que toca a estacionamento para ligeiros, estarão disponíveis cerca de 8.834 lugares: os estacionamentos gratuitos serão 4.505 (reforço de 1.399); o estacionamento pago é de 4.329 lugares (reforço de 710).
Os lugares para autocaravanas foram os que mais aumentaram, com um acréscimo na ordem dos 2.062%, passando de 21 lugares oficiais para 454 (reforço de 433).
Os lugares de estacionamento para autocarros também sofrem, estes dias, um aumento de 450%, passando dos habitais 20 para 110 (reforço de 90). Também os lugares de táxi são acrescidos em 58%, passando de 26 para 41 (reforço de 15).
Nesta aplicação é ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido dias 16, 17 e 18 de agosto, dividido entre linha de Monserrate (14h00 às 01h30) e linha de Santa Maria Maior (14h00 às 01h30).
Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis, paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (dias 16, 17 e 18 de agosto, o elevador funciona até às 01h00).
Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, corredores de emergência, desfibrilhadores automáticos externos (DAE’s), tenda de rastreio cardiovascular, bebedouros (7), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxi.
Toda a informação está disponível aqui.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.