A Câmara Municipal de Viana do Castelo ativou hoje a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira” (acesso feito através de código QR) para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.
Mais uma vez, o Município, através das suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
A aplicação “Romaria n´Algibeira” permite, assim, aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem entre 14 e 22 de agosto.
Além dos eventos, obterá informação variada sobre condicionamentos de trânsito associados a cada um, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.
A aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contatos de Emergência. Dentro da mesma, pode encontrar-se uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas.
Na “Romaria n’Algibeira”, na área dedicada ao Estacionamento, o visitante tem informações sobre parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas, parques para autocarros, estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.
Durante estes dias, estarão disponíveis 36 parques de estacionamento gratuitos para viaturas ligeiras, 15 parques de estacionamento pagos, 7 parques de autocaravanas e 5 parques para autocarros/BUS.
No que toca a estacionamento para ligeiros, estarão disponíveis cerca de 8.834 lugares: os estacionamentos gratuitos serão 4.505 (reforço de 1.399); o estacionamento pago é de 4.329 lugares (reforço de 710).
Os lugares para autocaravanas foram os que mais aumentaram, com um acréscimo na ordem dos 2.062%, passando de 21 lugares oficiais para 454 (reforço de 433).
Os lugares de estacionamento para autocarros também sofrem, estes dias, um aumento de 450%, passando dos habitais 20 para 110 (reforço de 90). Também os lugares de táxi são acrescidos em 58%, passando de 26 para 41 (reforço de 15).
Nesta aplicação é ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido dias 16, 17 e 18 de agosto, dividido entre linha de Monserrate (14h00 às 01h30) e linha de Santa Maria Maior (14h00 às 01h30).
Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis, paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (dias 16, 17 e 18 de agosto, o elevador funciona até às 01h00).
Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, corredores de emergência, desfibrilhadores automáticos externos (DAE’s), tenda de rastreio cardiovascular, bebedouros (7), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxi.
Toda a informação está disponível aqui.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.