A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai decorrer até 22 de agosto.
“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”. “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.
Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas por um júri na manhã de 19 de agosto.
Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação” destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia: www.festadagonia.com.
“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si, também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.
O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a “harmonia e estética” de todo o conjunto.
Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na Praça da República.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.