Logo
Regional

Romaria d’Agonia volta a servir de inspiração para concurso de montras

8 Agosto, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende  distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai  decorrer até 22 de agosto.  

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na  cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação  Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração  com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”.  “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.  

Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com  motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas  por um júri na manhã de 19 de agosto.  

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação”  destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio  tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia:  www.festadagonia.com. 

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si,  também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura  do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino. 

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário  de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do  tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a  “harmonia e estética” de todo o conjunto.  

Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da  Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na  Praça da República. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.