Logo
Regional

Romaria d’Agonia volta a servir de inspiração para concurso de montras

8 Agosto, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende  distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai  decorrer até 22 de agosto.  

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na  cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação  Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração  com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”.  “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.  

Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com  motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas  por um júri na manhã de 19 de agosto.  

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação”  destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio  tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia:  www.festadagonia.com. 

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si,  também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura  do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino. 

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário  de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do  tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a  “harmonia e estética” de todo o conjunto.  

Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da  Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na  Praça da República. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Janeiro, 2026

Bárbara Bandeira lança “Marcha” com Viana do Castelo em destaque

Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.

Regional 9 Janeiro, 2026

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo firmam protocolo com Clube de Vela

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Primeiro de 22 novos comboios chega a Portugal e marca modernização da frota da CP

O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.

Regional 9 Janeiro, 2026

Ponte de Lima reforça recolha de resíduos com investimento superior a 416 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Incentivos à imprensa local em debate nacional em Pombal

O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.

Regional 9 Janeiro, 2026

Estação Salva-Vidas de Caminha poderá estar pronta no final do ano

A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.

Opinião 9 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Repensar escolhas no “Janeiro Sem Álcool”

O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.