Logo
Regional

Romaria d’Agonia volta a servir de inspiração para concurso de montras

8 Agosto, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende  distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai  decorrer até 22 de agosto.  

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na  cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação  Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração  com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”.  “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.  

Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com  motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas  por um júri na manhã de 19 de agosto.  

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação”  destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio  tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia:  www.festadagonia.com. 

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si,  também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura  do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino. 

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário  de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do  tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a  “harmonia e estética” de todo o conjunto.  

Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da  Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na  Praça da República. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Janeiro, 2026

ULSAM reforça equipas com 84 novos profissionais de saúde

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) recebeu 84 novos profissionais, entre médicos e farmacêuticos, reforçando significativamente as equipas hospitalares da região.

Regional 3 Janeiro, 2026

AdAM lança concursos para melhorar abastecimento e saneamento no Alto Minho

A Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou dois concursos públicos que totalizam mais de 5,2 milhões de euros para obras de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Regional 3 Janeiro, 2026

Estradas de Viana do Castelo não registam mortes durante as festas de Ano Novo

O período de Ano Novo foi marcado por acidentes graves e centenas de detenções por álcool em Portugal, mas, apesar da intensa circulação nas estradas, o distrito de Viana do Castelo não registou vítimas mortais.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube é penalizado no Ranking Nacional por falta de apoios

O Darque Kayak Clube (DKC) terminou o Ranking Nacional de Clubes 2025 em 19º lugar, com 75,9 pontos, quando poderia ter alcançado a 12ª posição se tivesse organizado uma competição.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Santa Luzia defronta hoje o Atlético CP na Liga Feminina de Futsal

Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.

Nacional 3 Janeiro, 2026

ASAE apreende 21 carcaças e instaura cinco processos por abate clandestino em várias cidades do país

Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.

Nacional 3 Janeiro, 2026

Treze mortos nas estradas e 470 detidos por álcool no Ano Novo

Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.