Logo
Regional

Romaria d’Agonia volta a servir de inspiração para concurso de montras

8 Agosto, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende  distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai  decorrer até 22 de agosto.  

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na  cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação  Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração  com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”.  “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.  

Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com  motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas  por um júri na manhã de 19 de agosto.  

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação”  destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio  tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia:  www.festadagonia.com. 

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si,  também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura  do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino. 

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário  de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do  tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a  “harmonia e estética” de todo o conjunto.  

Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da  Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na  Praça da República. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.

Cultura 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vai ter novo centro cultural dedicado ao Eixo Atlântico

Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Novas regras da UE reduzem capturas e desafiam pescadores portugueses

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre candidaturas às bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

Internacional 15 Dezembro, 2025

AECT do Rio Minho aprova Plano de Atividades e orçamento para 2026 com aumento de 24%

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.

Regional 15 Dezembro, 2025

Presidente da Câmara de Caminha acompanha buscas e manifesta solidariedade às famílias

As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).