Logo
Regional

Romaria d’Agonia volta a servir de inspiração para concurso de montras

8 Agosto, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende  distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai  decorrer até 22 de agosto.  

“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na  cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação  Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração  com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”.  “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.  

Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com  motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas  por um júri na manhã de 19 de agosto.  

Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação”  destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio  tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia:  www.festadagonia.com. 

“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si,  também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura  do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino. 

O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário  de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do  tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a  “harmonia e estética” de todo o conjunto.  

Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da  Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na  Praça da República. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Janeiro, 2026

Ponte de Lima promove atelier de broa de milho

No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Termas esta noite no Pavilhão José Natário

A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.

Nacional 17 Janeiro, 2026

IPVC e SEDES assinam protocolo para reforçar desenvolvimento do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Teatro do Noroeste promove sessão intergeracional nas Oficinas Regulares de Teatro

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram hoje em ação na Taça de Portugal

O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.

Nacional 17 Janeiro, 2026

Viana do Castelo acolhe sessão do ciclo “Tratar o Cancro por Tu” dedicada à prevenção

Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.

Cultura 16 Janeiro, 2026

Museu do Traje apresenta obra emblemática de Henrique Medina

Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.