A Romaria d’Agonia volta por estes dias a servir de inspiração ao concurso que pretende distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja terceira edição vai decorrer até 22 de agosto.
“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação Empresarial do Distrito Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”. “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.
Esta iniciativa decorre de12 até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas por um júri na manhã de 19 de agosto.
Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação” destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio tradicional. As normas de participação estão publicadas no site oficial da Romaria d’Agonia: www.festadagonia.com.
“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si, também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura do ano”, refere o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.
O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a “harmonia e estética” de todo o conjunto.
Os vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto, através dos canais da AEDVC e VianaFestas e os prémios serão entregues no próprio dia, na Cerimónia de Encerramento das Festas da Romaria D’Agonia, no Jardim Municipal de Viana do Castelo, nos antigos Paços do concelho, na Praça da República.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.