A Vianafestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato (FIA), para promover a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, mostrando o melhor da maior Romaria de Portugal, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, no Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.
O stand da VianaFestas será uma verdadeira montra do património vianense e contará com algumas das peças mais emblemáticas da festa, com destaque para um Coração de Viana gigante suspenso, com quatro metros de comprimento e 80 quilos, que acolherá os visitantes. Inserida no stand estará também uma pequena exposição das “peças de ouro” — criações em corda folheadas a ouro que integraram o Cortejo Histórico-Etnográfico ao longo dos últimos anos e que se assumem como verdadeiros ícones da tradição de “ourar” em Viana do Castelo.
Estas peças, idealizadas e totalmente construídas pelos funcionários dos armazéns do Município de Viana do Castelo, reinterpretam de forma artística e monumental a ourivesaria tradicional portuguesa. Entre elas, destaca-se um coração em corda dourada, com 2,40 metros de altura e 1,50 metros de largura; também uma custódia, com 2,80 metros de altura por 1,30 metros de largura; uma cruz de Malta com 1,90 metros de altura e 1,75 metros de largura; e ainda dois corações — um direito e um esquerdo — ambos com 1,70 metros de altura e 1,20 metros de largura.
“A participação da VianaFestas na Feira Internacional do Artesanato representa uma afirmação da identidade cultural de Viana do Castelo e da excelência do trabalho desenvolvido pelos nossos artesãos e agentes culturais. A Romaria D’Agonia é um património vivo que envolve toda a comunidade e, as peças em corda folheadas a ouro, idealizadas e construídas pelos nossos funcionários, são exemplo disso mesmo: da criatividade, da dedicação e do orgulho que colocamos na preservação e promoção das nossas tradições”, sublinha Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Ao longo dos nove dias da feira, o stand será também um espaço vivo de cultura, com demonstrações de artesanato ao vivo, onde os visitantes poderão acompanhar o trabalho de artesãos que participam na Feira de Artesanato da Romaria. Palmitos, joalharia tradicional, bordados e artesanato contemporâneo estarão representados, com presença de autores que mostrarão ao público o seu saber fazer.
Para além da componente artesanal e expositiva, o espaço contará com cenários interativos, incluindo instalações em corda que evocam a filigrana tradicional, e no primeiro sábado da feira haverá animação popular com o Grupo de Bombos e cabeçudos de Vila Nova de Anha, que animará o Pavilhão com uma arruada típica da Romaria D’Agonia.
A Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se em Viana do Castelo, de 12 a 20 de agosto, e a presença na FIA é mais uma forma de celebrar e divulgar um património vivo, feito de tradição, devoção e cultura popular.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.