A Vianafestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato (FIA), para promover a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, mostrando o melhor da maior Romaria de Portugal, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, no Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.
O stand da VianaFestas será uma verdadeira montra do património vianense e contará com algumas das peças mais emblemáticas da festa, com destaque para um Coração de Viana gigante suspenso, com quatro metros de comprimento e 80 quilos, que acolherá os visitantes. Inserida no stand estará também uma pequena exposição das “peças de ouro” — criações em corda folheadas a ouro que integraram o Cortejo Histórico-Etnográfico ao longo dos últimos anos e que se assumem como verdadeiros ícones da tradição de “ourar” em Viana do Castelo.
Estas peças, idealizadas e totalmente construídas pelos funcionários dos armazéns do Município de Viana do Castelo, reinterpretam de forma artística e monumental a ourivesaria tradicional portuguesa. Entre elas, destaca-se um coração em corda dourada, com 2,40 metros de altura e 1,50 metros de largura; também uma custódia, com 2,80 metros de altura por 1,30 metros de largura; uma cruz de Malta com 1,90 metros de altura e 1,75 metros de largura; e ainda dois corações — um direito e um esquerdo — ambos com 1,70 metros de altura e 1,20 metros de largura.
“A participação da VianaFestas na Feira Internacional do Artesanato representa uma afirmação da identidade cultural de Viana do Castelo e da excelência do trabalho desenvolvido pelos nossos artesãos e agentes culturais. A Romaria D’Agonia é um património vivo que envolve toda a comunidade e, as peças em corda folheadas a ouro, idealizadas e construídas pelos nossos funcionários, são exemplo disso mesmo: da criatividade, da dedicação e do orgulho que colocamos na preservação e promoção das nossas tradições”, sublinha Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Ao longo dos nove dias da feira, o stand será também um espaço vivo de cultura, com demonstrações de artesanato ao vivo, onde os visitantes poderão acompanhar o trabalho de artesãos que participam na Feira de Artesanato da Romaria. Palmitos, joalharia tradicional, bordados e artesanato contemporâneo estarão representados, com presença de autores que mostrarão ao público o seu saber fazer.
Para além da componente artesanal e expositiva, o espaço contará com cenários interativos, incluindo instalações em corda que evocam a filigrana tradicional, e no primeiro sábado da feira haverá animação popular com o Grupo de Bombos e cabeçudos de Vila Nova de Anha, que animará o Pavilhão com uma arruada típica da Romaria D’Agonia.
A Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se em Viana do Castelo, de 12 a 20 de agosto, e a presença na FIA é mais uma forma de celebrar e divulgar um património vivo, feito de tradição, devoção e cultura popular.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).