A cidade de Viana do Castelo conta, durante os dias da Romaria d’Agonia, com um dispositivo especial de segurança e emergência, ativado para garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação que possa ocorrer durante o evento.
O plano foi desenvolvido em articulação com várias entidades, assegurando uma cobertura abrangente e coordenada das principais zonas de festa, com presença reforçada de meios humanos e técnicos no terreno.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destaca a importância deste trabalho conjunto para o sucesso da Romaria. Nobre, sublinha que a segurança é uma prioridade absoluta nesta que é a maior romaria do país.
“Trabalhámos com todas as entidades para garantir um dispositivo coordenado, eficaz e preparado para dar resposta a qualquer situação. A cidade está pronta para acolher milhares de pessoas em segurança”, afirmou o autarca.
Luís Nobre agradece o empenho de todas as forças envolvidas no terreno, destacando o profissionalismo das equipas.
“É um esforço coletivo notável, que demonstra a capacidade de organização e a articulação entre entidades locais, regionais e nacionais”, disse.
A operação envolve a Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, o Exército Português, a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Autoridade Marítima Nacional, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho e o Serviço Municipal de Proteção Civil.
O município apela ainda à colaboração da população e dos visitantes, pedindo que sigam as indicações das autoridades no terreno, de forma a assegurar o normal decorrer da festa, marcada por grandes aglomerados e intensa atividade cultural e religiosa.
A Romaria da Senhora d’Agonia é o ponto alto do calendário festivo de Viana do Castelo, atraindo dezenas de milhares de pessoas à cidade. O dispositivo de segurança permanecerá ativo até ao encerramento oficial das festividades.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.