Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem.
“Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.
O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma.
No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mulher com idade entre os 18 e os 35 anos a poder concorrer, preenchendo para o efeito um formulário de candidatura que deve enviar, junto com outros documentos e um vídeo em que se apresenta no máximo durante 30 segundos, através da página www.festasdagonia.com, até 30 de abril.
“Devem anexar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas. Juntamente com o pequeno vídeo de apresentação, estes serão os elementos de avaliação do júri para selecionar as 20 finalistas”, acrescentou Manuel Vitorino.
Na segunda fase, num evento aberto ao público, serão apresentadas a 17 de maio as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 no qual, devidamente trajadas e ouradas, cada uma explicará publicamente porque gostaria de ser a “mordoma do cartaz” a um júri composto por elementos de diferentes áreas.
“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo, que permite a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da Romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, concluiu o presidente da VianaFestas.
Por fim, após a seleção da Mordoma do Cartaz, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidarão três designers/artistas, que apresentarão, cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma selecionada neste concurso, com a apresentação do cartaz oficial prevista para 21 de junho.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, na sua essência, é uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana. É já considerada a maior romaria de Portugal que traz à cidade de Viana do Castelo, mais de 1 milhão de visitantes durantes os dias da festa, que este ano se realiza de 14 a 22 de agosto.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.