Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem.
“Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.
O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma.
No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mulher com idade entre os 18 e os 35 anos a poder concorrer, preenchendo para o efeito um formulário de candidatura que deve enviar, junto com outros documentos e um vídeo em que se apresenta no máximo durante 30 segundos, através da página www.festasdagonia.com, até 30 de abril.
“Devem anexar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas. Juntamente com o pequeno vídeo de apresentação, estes serão os elementos de avaliação do júri para selecionar as 20 finalistas”, acrescentou Manuel Vitorino.
Na segunda fase, num evento aberto ao público, serão apresentadas a 17 de maio as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 no qual, devidamente trajadas e ouradas, cada uma explicará publicamente porque gostaria de ser a “mordoma do cartaz” a um júri composto por elementos de diferentes áreas.
“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo, que permite a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da Romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, concluiu o presidente da VianaFestas.
Por fim, após a seleção da Mordoma do Cartaz, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidarão três designers/artistas, que apresentarão, cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma selecionada neste concurso, com a apresentação do cartaz oficial prevista para 21 de junho.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, na sua essência, é uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana. É já considerada a maior romaria de Portugal que traz à cidade de Viana do Castelo, mais de 1 milhão de visitantes durantes os dias da festa, que este ano se realiza de 14 a 22 de agosto.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).