Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem.
“Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.
O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma.
No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mulher com idade entre os 18 e os 35 anos a poder concorrer, preenchendo para o efeito um formulário de candidatura que deve enviar, junto com outros documentos e um vídeo em que se apresenta no máximo durante 30 segundos, através da página www.festasdagonia.com, até 30 de abril.
“Devem anexar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas. Juntamente com o pequeno vídeo de apresentação, estes serão os elementos de avaliação do júri para selecionar as 20 finalistas”, acrescentou Manuel Vitorino.
Na segunda fase, num evento aberto ao público, serão apresentadas a 17 de maio as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 no qual, devidamente trajadas e ouradas, cada uma explicará publicamente porque gostaria de ser a “mordoma do cartaz” a um júri composto por elementos de diferentes áreas.
“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo, que permite a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da Romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, concluiu o presidente da VianaFestas.
Por fim, após a seleção da Mordoma do Cartaz, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidarão três designers/artistas, que apresentarão, cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma selecionada neste concurso, com a apresentação do cartaz oficial prevista para 21 de junho.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, na sua essência, é uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana. É já considerada a maior romaria de Portugal que traz à cidade de Viana do Castelo, mais de 1 milhão de visitantes durantes os dias da festa, que este ano se realiza de 14 a 22 de agosto.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.