Por despacho da Ministra da Cultura o projeto “Romaria de Nossa Senhora d’Agonia – Edição 2025” é reconhecido como sendo de interesse cultural, reforçando a sua importância na valorização da identidade e do património cultural português.
A distinção foi atribuída ao abrigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais, mediante parecer favorável dos serviços competentes, e permite que o projeto passe a beneficiar do regime de Mecenato Cultural. A Romaria N. Sra. d’Agonia junta-se, assim, ao restrito grupo de iniciativas que, além do reconhecimento público do Estado, que valida o seu valor histórico e cultural, passam a dispor de um importante instrumento de captação de apoio financeiro, que reconhece às empresas o apoio concedido como custos no IRC, ou seja, são considerados gastos ou perdas do exercício até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou de serviços prestados, em valor correspondente a 130%, entre outros benefícios.
“Este reconhecimento é um sinal claro da importância cultural da Romaria N. Sra. d’Agonia para Viana do Castelo e para o país. É também uma oportunidade concreta para reforçarmos a sustentabilidade deste grande evento através do apoio de mecenas. Apoiar a Romaria é investir na cultura, na etnografia e num projeto mobilizador da identidade de Viana do Castelo”, afirma o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.
Este enquadramento, previsto no Decreto-Lei n.º 215/89, de 1 de julho, com a redação dada pela Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro, representa uma oportunidade para empresas e cidadãos se associarem à preservação e promoção da cultura popular, através de donativos com benefícios fiscais.
Para além das vantagens fiscais, o apoio ao projeto Romaria N. Sra. d’Agonia constitui um gesto de responsabilidade social e de valorização do património imaterial, numa das festas mais emblemáticas do país.
Em 2024, mais de um milhão de pessoas visitaram a Romaria N. Sra. d’Agonia, enquanto os conteúdos disponibilizados online — incluindo as transmissões em direto — chegaram a cerca de um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.
Este ano, a “Rainha das Romarias de Portugal” realiza-se entre os dias 12 e 20 de agosto.
A devoção à N. Sra. d’Agonia teve início em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para que, todos os anos, fosse celebrada uma Missa Solene naquela capela, no dia 20 de agosto — data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.