A Romaria da Senhora da Agonia, uma das maiores e mais emblemáticas festas populares do país, será este ano acompanhada por temperaturas elevadas e tempo estável, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com os dados meteorológicos, entre os dias 14 e 20 de agosto — período oficial das festividades e que culmina com o feriado municipal — Viana do Castelo deverá registar temperaturas máximas entre os 23°C e os 26°C, com céu maioritariamente limpo ou parcialmente nublado e uma baixa probabilidade de precipitação.
Apesar de uma descida ligeira após o dia 10, em que os termómetros ultrapassaram os 32°C, o calor mantém-se ao longo da semana da Romaria. O IPMA emitiu um aviso amarelo para o distrito, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima no interior, ativo até terça-feira, 19 de agosto, às 19h00.
🌤 Previsão do tempo até 20 de agosto:
14 de agosto (quinta): Muito sol, máxima de 25°C, mínima de 16°C.
15 de agosto (sexta): Céu limpo, máxima de 26°C, mínima de 18°C.
16 de agosto (sábado): Nuvens baixas pela manhã, sol à tarde, máxima de 24°C, mínima de 17°C.
17 de agosto (domingo): Alternância entre nuvens e sol, máxima de 23°C, mínima de 16°C.
18 de agosto (segunda): Céu maioritariamente nublado, máxima de 23°C, mínima de 16°C.
19 de agosto (terça): Parcialmente soalheiro, máxima de 24°C, mínima de 16°C.
20 de agosto (quarta – feriado municipal): Tempo ameno e agradável, parcialmente soalheiro, máxima de 26°C, mínima de 17°C.
Com milhares de visitantes esperados nas ruas da cidade, para assistirem aos diversos quadros da Romaria, as autoridades locais apelam à população para que se proteja do calor. Recomenda-se a ingestão regular de líquidos, o uso de chapéus, protetor solar e vestuário leve, bem como a procura de zonas de sombra, sobretudo durante as horas de maior exposição solar.
Procissão ao Mar com boas condições meteorológicas e marítimas
A tradicional procissão ao mar, agendada para o dia 20 de agosto — feriado municipal — deverá decorrer em condições consideradas ideais. A previsão aponta para céu parcialmente soalheiro, temperaturas na ordem dos 26 graus e mar calmo, o que favorece a realização segura deste momento simbólico de homenagem aos pescadores e suas famílias.
A Capitania do Porto de Viana do Castelo deverá manter vigilância ativa durante a cerimónia. Recomenda-se o respeito pelas normas de segurança marítima.
Espetáculos pirotécnicos mantêm-se, sob vigilância das autoridades
Durante a romaria estão agendados os tradicionais fogos de artifício que integram o programa , nomeadamente o “Fogo do Meio ou da Santa” e a “Serenata” no rio Lima. Para já, e até ao momento, não existem restrições impostas ao uso de pirotecnia, embora os espetáculos estejam condicionados ao cumprimento rigoroso das regras de segurança e às diretrizes definidas pelas entidades competentes.
A organização da romaria, em articulação com os serviços municipais de proteção civil, as forças de segurança e os bombeiros, estará preparada para ajustar horários ou cancelar sessões caso se verifique um agravamento do risco de incêndio.
A Romaria da Senhora da Agonia promete mais uma edição memorável, com destaque para os tapetes de sal na ribeira, a arte da filigrana, as concertinas, os trajes minhotos e os emblemáticos fogos de artifício.
Apesar do calor, a previsão de tempo seco e estável é vista com bons olhos pelos organizadores e visitantes, garantindo o bom decorrer de todos os eventos planeados ao ar livre até ao encerramento oficial das festividades no dia 20.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.